Infelizmente, em nosso país, apenas 1% dos 400 milhões de baterias e mais de 1 bilhão de pilhas vendidas por mês são recicladas.
Faltam no Brasil mais postos de recolhimento do material, além de se conscientizar as pessoas, que precisam se acostumar a não jogar pilhas e baterias fora.
As pilhas e as baterias não podem ser jogadas em lixo comum pois possuem componentes tóxicos prejudiciais ao meio ambiente e à saúde, tais quais mercúrio (a maioria das pilhas botão, alcalinas e de óxido de prata), cádmio (pilhas recarregáveis), chumbo, zinco e níquel.
Caso sejam incineradas, os gases resultantes darão lugar a elementos tóxicos voláteis, ou seja, que contaminam o ar. Se descartadas em aterros ou nas ruas, podem intoxicar o solo, os rios e, por consequência, vegetais e animais, além de causar problemas à saúde humana, já que nossos organismos não metabolizam essas substâncias. Com isso, podemos ter problemas graves no sistema nervoso e até câncer.
Você deve separá-las em casa. Envolva-as em um plástico resistente para que não vazem (podendo contaminar outros objetos), e não as misture com outros materiais que também serão descartados.
Na cidade existem locais onde as pilhas e baterias podem ser deixadas.Existem agências bancárias, postos de órgãos públicos ou privados e estabelecimentos comerciais que fazem essa coleta.