Tecnologia para todos, dando total acessibilidade aos portadores de necessidades especiais. No Brasil, o termo surgiu no extinto Comitê de Ajudas Técnicas – CAT- Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. A Tecnologia Assistida busca proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade.
Essa Tecnologia envolve recursos e serviços. Podemos citar como recursos uma simples bengala a um complexo sistema computadorizado, brinquedos e roupas adaptadas, computadores, softwares e hardwares especiais, que contemplam questões de acessibilidade, dispositivos para adequação da postura sentada, recursos para mobilidade manual e elétrica, equipamentos de comunicação alternativa, chaves e acionadores especiais, aparelhos de escuta assistida, auxílios visuais, materiais protéticos e milhares de outros itens confeccionados ou disponíveis comercialmente.
Os serviços de Tecnologia Assistiva são normalmente transdisciplinares envolvendo profissionais de diversas áreas, tais como:
Fisioterapia, Terapia ocupacional, Fonoaudiologia, Educação, Psicologia, Enfermagem, Medicina, Engenharia, Arquitetura, Design e Técnicos e profissionais de muitas outras especialidades.