O uso da energia solar no Rio de Janeiro tem se destacado devido ao alto índice de irradiação solar no estado, o que favorece a geração desse tipo de energia. Recente levantamento da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) demonstrou que os empregos estão aquecidos no setor fotovoltaico. Segundo o estudo, o Brasil criou 153 mil empregos no setor de energia solar em 2021.
O setor solar atraiu mais de R$ 21,8 bilhões em investimentos no ano passado, incluindo as grandes usinas e os sistemas de geração em telhados, fachadas e pequenos terrenos.
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Rio de Janeiro ocupa a 7ª posição no ranking estadual de energia solar. Sua potência instalada é de 324.221,93 kW, correspondendo a 4,17% da matriz energética nacional.
Além disso, o Rio de Janeiro já é o 4º estado do Brasil em quantidade de sistemas solares fotovoltaicos instalados. São 32.608 residências usando energia solar no Rio de Janeiro, 2.592 comércios, 624 propriedades rurais, 148 indústrias, 80 sistemas instalados para o poder público, 1 sistema para iluminação pública e 1 sistema para o serviço público, formando um total de 36.054 sistemas solares instalados.