O uso de robôs monitorando a atividade no canteiro de obra é um benefício desta tecnologia. Especialistas apontam que através de escaneamento por câmeras pode-se identificar o fluxo de trabalho, verificar a segurança no local, certificar-se de que os trabalhadores estão utilizando equipamentos de segurança ou se posicionando em área perigosa.
A implantação do sistema de inteligência artificial é possível identificar e prever em apenas 3 dias o resultado de resistência do concreto, permitindo assim que a empresa faça ajustes e correções preventivas em eventuais desvios de resistência do material, reduzindo e evitando possíveis problemas.
Gestão de risco no canteiro
Um tema muito importante é segurança no trabalho, e a inteligência artificial pode ajudar e muito no sentido de antever situações de risco ou problemas, e evitar acidentes durante o período de obra. Isto é realizado com adoção de câmeras e com tecnologias de reconhecimento de imagens, onde pode-se identificar áreas ou cenários de risco, ou ainda algum funcionário sem proteção.
Confira outras vantagens:
1-Desvendando as preferências dos clientes
A inteligência artificial pode acompanhar e analisar o comportamento dos clientes e trazer resultados importantes para as construtoras e incorporadoras, proporcionando uma melhor experiência do cliente. O algoritmo pode identificar as preferências do cliente e sugerir imóveis que correspondam às suas necessidades e expectativas.
2-Projeções no planejamento e condução da obra
No planejamento e condução da obra, podemos utilizar a inteligência artificial para analisar dados, fazendo projeções com base em situações e comportamentos anteriores.
Assim é possível trazer resultados ou apresentar gráficos e insights para os times de engenharia visualizarem de forma rápida e fácil, tomando decisões para diminuir desperdícios no planejamento ou ainda corrigir possíveis erros.
Com o auxílio de robôs com câmeras, imagens em 3D dos canteiros de obras são capturadas e analisadas por um algoritmo de inteligência artificial. O recurso transforma os dados obtidos em insights, que serão usados posteriormente pela equipe de gestão e controle da obra para tomar decisões que diminuam os desperdícios no orçamento.
3-Redução de custos com manutenção
Os custos de manutenção imobiliária em grandes propriedades, como edifícios corporativos, são altos e ocupam grande parte do orçamento das administradoras. No entanto, parte dos espaços nem sempre são usados, com isso a empresa paga para manter o espaço, mas não tem retorno sobre esse custo.
Esses custos silenciosos prejudicam o caixa das empresas, que não conseguem usar o dinheiro para investir em melhorias para o próprio local. Com sensores de Wi-Fi e Internet das Coisas, as empresas conseguem gerenciar a utilização do empreendimento por meio dos dados capturados e analisados pela inteligência artificial. As informações são transformadas em insights que as empresas podem utilizar para decidir as melhores formas de gerenciar os espaços de trabalho.
Assim, é possível reorganizar os layouts dos escritórios, ajustar os espaços de trabalho do profissional e propor usos mais inteligentes para os ambientes, reduzindo os custos de manutenção.
E isso não é tudo: a inteligência artificial também pode ser usada como uma forma de economizar energia e recursos na propriedade
O investimento das empresas da construção civil em tecnologia ainda é baixo, comparado com outros setores da indústria. Isso faz com que as organizações deixem de ter ganhos significativos. A inteligência artificial tem potencial para aumentar os lucros da indústria da construção civil em aproximadamente 71% até 2035
E ai gostou do conteúdo? Dê sua sugestão sobre o que você quer ver aqui no nosso blog.
Conheça mais a CE3.
Fale conosco: (21) 3540-3483 | (21) 3540-2523
E-mail: matriculasonline@ce3.com.br