10 dicas sobre o que falar em uma entrevista de emprego

É fundamental saber o que falar em uma entrevista de emprego e como se portar nesse momento. Assim, você poderá aumentar as chances de atingir os seus objetivos e conseguir o trabalho dos sonhos. Separamos 10 dicas que vão garantir sucesso na entrevista de emprego.

Mas antes do dia D, você precisa se preparar tanto emocionalmente como de conhecimentos sobre e empresa e a vaga desejada.

1-     Faça uma pesquisa sobre a empresa

É importante conhecer o setor, segmento e como funciona a organização da qual deseja fazer parte. Procure saber sobre sua história, missão e valores. Além disso, busque mais sobre as atividades da sua vaga, para ter ideia sobre quais serviços deverá cumprir. Além de impressionar o entrevistador, você também evitará imprevistos desagradáveis no futuro, como receber uma pergunta que não sabe responder e não terá surpresas com detalhes como a média salarial ou a rotina exigida.

2-     Leve documentos ou materiais necessários

No dia da seleção, separe documentos e materiais que julgar necessário para saber o que falar em uma entrevista de emprego.

3-     Durma bem no dia anterior, uma boa noite de sono vai ajudar muito no dia seguinte e se alimente bem. Evite comer comidas pesadas, se mantenha hidratado e cumpra seus hábitos de higiene, que ajuda a se acalmar.

Como eu apresento minhas habilidades e características?

Para saber o que falar em uma entrevista de emprego e se preparar corretamente, é fundamental fazer uma pesquisa sobre si mesmo também.

Afinal, você também estará se apresentando, e precisa reforçar suas habilidades e características para o entrevistador.

Por isso, lembre-se de repassar suas experiências e expectativas. Também destaque suas qualidades, conhecimentos e habilidades mais relevantes.

Dessa forma, não ficará nervoso ao responder perguntas pessoais. Algumas das mais comuns são:

Qual sua experiência profissional?

Por que quer trabalhar nesta empresa?

Por que você saiu do seu último emprego?

Onde você se vê daqui a cinco anos?

O que a sua experiência pode agregar à empresa?

Assim, se você sente dificuldades para se expressar e não sabe o que falar em uma entrevista de emprego, estude sobre você mesmo e treine com uma pessoa conhecida. Isso ajudará a corrigir suas falhas e dará mais confiança para descrever suas habilidades.

10 dicas do que falar na entrevista de emprego

Cada vaga e empresa são únicas, e podem exigir um preparo diferente. No entanto, com essas dicas, será possível ter mais convicção na sua apresentação. Confira 10 conselhos que separamos para você entender o que falar em uma entrevista de emprego:

  1. Fale de si mesmo

Um dos principais pontos sobre o que falar em uma entrevista é saber expressar quem você é. Por isso, não tenha vergonha em falar sobre suas experiências anteriores, seus objetivos e planos.

Também aponte suas qualidades e defeitos, pontos que pode melhorar e o que deseja agregar para si com a vaga. Autoconhecimento é uma das chaves para uma entrevista de emprego bem-sucedida.

2- Fale das suas competências

Além disso, é importante falar honestamente sobre as suas competências relacionadas à vaga. Nesse caso, foque em habilidades e conhecimentos que possam agregar positivamente à empresa.

Lembre-se que não é possível ser um candidato completo, mas existem alguns talentos que podem destacar o seu perfil. Não tenha receio em falar sobre seus conhecimentos técnicos e, principalmente, sobre sua disposição em se aperfeiçoar.

3-Fale por que você quer esta vaga

Se não souber o que falar em uma entrevista de emprego, expresse quais as suas expectativas e intenções com a vaga oferecida.

Nesta pergunta, o avaliador observa se você tem um pensamento alinhado com a companhia, e se preparar para essa questão pode te dar uma certa vantagem.

Não se esqueça de pesquisar sobre a organização e sobre a função pretendida, para ter mais propriedade no momento de expor o que você deseja, efetivamente.

4- Fale dos seus objetivos e metas para o futuro

Falar sobre os seus objetivos e metas para o futuro é uma maneira de transparecer mais confiança e ambição.

O entrevistador precisa ter a certeza de que além de ser o candidato ideal, seus planos também estão alinhados com as perspectivas de crescimento da empresa.

Por isso, informa o que você está planejando, se possui um plano de carreira ou intenções para a vaga.

5-Fale dos seus empregos anteriores

Enquanto isso, outra dica importante sobre o que falar em uma entrevista de emprego é sobre as suas experiências anteriores.

No entanto, tome alguns cuidados ao abordar esse tempo. Não faça comentários negativos sobre superiores, colegas ou atividades.

Além disso, procure focar nos elementos positivos e no conhecimento adquirido anteriormente. Também mencione contratações que possam agregar ao seu perfil para o futuro.

6-Fale honestamente sobre seus defeitos

Um dos pontos mais importantes, e que mais causam receio, em uma entrevista de emprego são as perguntas sobre os defeitos.

Na maioria das vezes, trata-se de um truque do entrevistador para conhecer mais sobre o candidato, qual o seu autoconhecimento e nível de humildade. Alguns dos principais erros incluem mencionar qualidades disfarçadas, como perfeccionismo ou alto nível de exigência. Procure evitar essas respostas.

Em vez disso, exponha suas limitações reais e priorize defeitos que podem ser melhorados, preferencialmente no ambiente que procura integrar. Por exemplo, fale sobre sua dificuldade com comunicação interpessoal, ou desejo de aprimorar o manejo de tempo para a realização de tarefas.

Além disso, também informe sua intenção de mudar esses pontos, como mencionar um curso que trata sobre o assunto.

7-Pergunte!

Uma dica importante sobre o que falar em uma entrevista de emprego é fazer perguntas para o avaliador. Isso demonstra interesse na vaga e estabelece um diálogo ativo, em vez de se limitar apenas a responder às perguntas diretas. Além disso, também reforça qualidades no seu perfil, como proatividade e interesse, transmitindo uma imagem ainda mais positiva. Entretanto, lembre-se de não fazer perguntas óbvias, pois demonstra uma falta de pesquisa prévia.

8-Não fale demais nem de menos.

Pode ser difícil encontrar o equilíbrio, mas é importante não demonstrar excesso de timidez ou extroversão. Não se limite a responder às perguntas com monossílabas, como ‘sim’ e ‘não’, mas não se estenda nas ideias.

Além de prejudicar sua impressão, pode confundir seu pensamento e levar a uma resposta que não favorece a sua avaliação.

9-O corpo fala!

Um dos pontos mais importantes em uma entrevista de emprego são os sinais não verbais que você emite para o avaliador. Isso porque o corpo também expressa sua personalidade e sentimentos naquela situação. Esteja atento para como você comporta, o jeito que se senta e o tom de voz.

A comunicação não-verbal é um dos critérios mais avaliados em entrevistas, e, por isso, é fundamental seguir algumas dicas, como:

Observe sua postura ao sentar.  Não deixe o corpo muito relaxado ou tenso;

Jamais fique de braços cruzados;

Olhe nos olhos do entrevistador, não se mostre intimidado com as questões;

Procure uma posição confortável para as mãos, e evite gestos repetitivos;

Preste atenção à sua fisionomia, mantenha um semblante relaxado e aberto.

10. Evite gafes

Por fim, se atente para evitar situações constrangedoras que comprometam a sua imagem diante do avaliador. Procure não interromper o entrevistador durante sua fala, e evite expressar opiniões sobre assuntos polêmicos, como:

Comentários políticos: você não sabe qual a posição do seu entrevistador e, geralmente, esse assunto não vem ao caso em entrevistas de emprego;

Piadas: Pode ser que o entrevistador não veja graça no seu humor e você crie uma situação constrangedora desnecessária;

Expressar algum tipo de preconceito;

Forçar intimidade com o entrevistador;

Inventar experiências para ganhar crédito: isso pode causar problemas mais tarde.

Falar da sua vida privada mais do que o necessário.

Também preze por uma comunicação sem expressões de baixo calão ou gírias.

Acesse site da CE3 ( www.ce3.com.br) para saber mais sobre os cursos nas áreas de Automação Industrial, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Logística, Meio Ambiente, Refrigeração e Segurança do Trabalho.

E ai gostou do conteúdo? Dê sua sugestão sobre o que você quer ver aqui no nosso blog.

Conheça mais a CE3.
Fale conosco: (21) 3540-3483 | (21) 3540-2523
E-mail: matriculasonline@ce3.com.br

Compartilhe em sua rede social

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on pinterest

Conheça as redes sociais da CE3

Olá! Somos a CE3 Soluções Educacionais

Transformando vidas através do conhecimento. Há mais de 10 anos, o atual Diretor Carlos Espíndola e sua Esposa Sara Carvalho fundaram a CE3 Soluções Educacionais.

TRANSFORMANDO VIDAS ATRAVÉS DO CONHECIMENTO

- Carlos Espindola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Podemos ajudar?