A Eletrotécnica dará suporte à indústria 4.0. Ao contrário do que se pensa, a evolução tecnológica não trará mais desemprego, mas na realidade ela possibilitará uma maior procura pela formação técnica profissional podendo o técnico ter como campos de atuação: consultoria, execução e inspeção de projetos de instalações elétricas residenciais, prediais e industriais, manutenção e fabricação de máquinas e equipamentos eletroeletrônicos ou na área de energia.
A energia elétrica ainda é a fonte mais utilizada no setor industrial. Segundo a Firjan, pode representar mais de 40% do custo de produção. Em 2020, ocorreu uma redução das atividades econômicas por conta da pandemia e isso provocou retração no consumo, porém as matrizes energéticas constituem uma das demandas mais importantes para a atividade das indústrias. Estas matrizes, no Brasil representadas pelas hidrelétricas, gás natural, eólica, biomassa, carvão e derivados, nuclear, derivados do petróleo e solar, quando apoiadas pela tecnologia, transformam o mercado de trabalho.
A Eletrotécnica está voltada ao novo mundo do trabalho movido pela Indústria 4.0. Essa nova indústria que surge precisa de profissionais para fazer essa gestão. São atualizações nas operações e sistemas da indústria, viabilizando a troca dos equipamentos antigos e planejando sistemas de geração de energia.
Estas mudanças demonstram que a demanda por técnicos em Eletrotécnica cresça rapidamente nos próximos anos. O Mapa do Trabalho Industrial 2019-2023, elaborado pelo Senai nacional, estima que será preciso qualificar 272.334 técnicos no setor de energia. Apesar das tantas oportunidades à vista, a escolha por educação profissional está nos planos de apenas 11,1% dos estudantes, segundo a CNI.
Curiosidades:
O que são matrizes energéticas?
São um conjunto de fontes de energia ofertado no país para captar, distribuir e utilizar energia nos setores comerciais, industriais e residenciais. A matriz representa a quantidade de energia disponível em um país, e a origem dessa energia pode ser de fontes renováveis ou não renováveis.