Automação Industrial e Mecatrônica são duas palavras que vem ao longo de alguns anos sendo muito utilizadas nas indústrias e serviços. Apesar de serem áreas relacionadas, elas possuem significados diferentes. Muitas pessoas confundem a automação industrial com a mecatrônica.
Entenda a diferença:
A Automação Industrial atua na elaboração de projetos, execução e sistemas de controle utilizados nos processos industriais. O profissional de automação também é responsável por diagnósticos e levantamento de custos para instalação e manutenção de equipamentos.
A Mecatrônica tem seu foco voltado para a área técnica. Os profissionais dessa área são responsáveis pela execução da manutenção dos equipamentos utilizados na automação industrial, como por exemplo, sensores, máquinas e robôs.
Uma pesquisa realizada em 2019 pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), demonstrou que a Automação Industrial tem sido aplicada nas soluções para o desenvolvimento da indústria e seus modelos de negócios.
Confira:
27% das indústrias utilizam automação com sensores, muito usadas em indústrias em todo o mundo.
11% das indústrias utilizam a automação digital sem sensores, ou seja, que utiliza de sistemas e terminais para aplicações de controle da produção.
7% usam supervisórios e plataformas MES.
8% utilizam automação com sensores para identificar produtos, condições operacionais e criação de linhas flexíveis.
19% das indústrias usam sistemas integrados de engenharia para manufatura e desenvolvimento de produtos.
O Brasil ainda não utiliza muito algumas tecnologias que já vem sendo usadas em outros países, tais como a inteligência artificial, esta ainda é pouco usada pelas indústrias brasileiras. O maior foco do uso da automação industrial no Brasil é o aumento da capacidade de produção e a redução de custos. o que gera novas facilidades para as indústrias, porém, adquirir novas tecnologias sem o conhecimento necessário para implementá-las também pode ser prejudicial.