Para ser considerada uma empresa sustentável, é necessário muito mais do que apenas obedecer às normas ambientais.
A sustentabilidade empresarial refere-se a um conjunto de ações adotadas pelas empresas para atuar de maneira consciente, respeitando o meio ambiente e colaborando para o desenvolvimento da sociedade na qual está inserida.
O conceito de empresa sustentável baseia-se em 3 pilares: ambiental, social e econômico.
No primeiro pilar é possível a criação de ações que minimizem os impactos negativos ao meio ambiente, de acordo com o ramo de atividade do negócio.
Já no âmbito social, o objetivo é proporcionar qualidade de vida às pessoas dentro e fora da empresa.
No aspecto econômico, o foco continua sendo a lucratividade da empresa, contudo, o objetivo final não pode deixar de fora o cuidado com os recursos naturais ou a preocupação com seus colaboradores e a sociedade externa.
Se você é dono de um pequeno comércio, provavelmente muitas ações aplicadas pelas grandes empresas são inviáveis para você, mas saiba que elas podem se tornar uma inspiração e, com pequenos ajustes, é possível inserir seu negócio em um mercado mais sustentável.
Conheça três tipos de negócios sustentáveis para investir ou incorporar ao seu comércio:
Restaurantes orgânicos, vegetarianos e veganos
A alimentação natural está atraindo um público cada vez maior. Quanto maior a especificidade, maior as chances de sucesso.
Por exemplo, o foco em alimentos orgânicos é mais abrangente entre os três tipos citados acima. Isso porque vegetarianos e veganos são naturalmente adeptos dos alimentos orgânicos.
Essa definição inclui também os carnívoros, uma vez que já se encontra no mercado opções de carne consideradas orgânicas. A definição de orgânico está baseada no processo de produção do alimento.
As definições de vegetarianos e veganos estão relacionados ao tipo de alimento. Vegetarianos basicamente não comem carne. Já os veganos não consomem nenhum alimento de origem animal, incluindo ovos e leite.
Em cada opção de restaurante você encontrará desafios e vantagens com uma relação muito próxima. Quanto maior o desafio em oferecer o produto, menor o número de concorrentes.
Materiais de limpeza biodegradáveis
Outro ramo com quase nenhuma concorrência. Você pode optar por produzir ou simplesmente ser distribuidor de marcas consolidadas no mercado nacional.
As vantagens desses produtos vão além das matérias-primas naturais. São produtos antialérgicos e, por isso, abrangem não só o público consciente, mas o público específico que sofre com o uso dos produtos convencionais.
Geralmente são muito eficientes e não agridem as superfícies onde são utilizados, pois não possuem matéria-prima corrosiva em sua composição.
Cosméticos naturais
Assim como no exemplo acima, você pode optar por produzir ou revender marcas consolidadas. Seja qual for a opção, lembre-se que seu público abrange também as pessoas alérgicas aos cosméticos convencionais. Essa é uma boa opção para incorporar ao comércio que já oferece os produtos convencionais.
Existem muitas empresas nacionais que produzem desde maquiagem até óleos essenciais.
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Como divulgar
Assim como é difícil encontrar seu público, pense em como esse público sofre para encontrar produtos e serviços disponíveis no mercado. Esse público é composto por consumidores muito engajados e informados, ética e clareza são fundamentais.
Nem pense em oferecer um produto ou serviço que não respeite todo o processo de fabricação, sem agressão ao meio ambiente e uso de matérias-primas naturais. Isso pode trazer prejuízo sobre a imagem de sua marca e refletir na parte financeira do negócio.
Além de informado, esse tipo de público geralmente organiza-se em grupos, para trocar ideias sobre qualidade e onde encontrar, e é aí que entra sua divulgação.
Procure por grupos em redes sociais e feiras orgânicas para divulgar seus produtos e serviços.
Se você vai representar alguma empresa já existente, como as citadas no setor de materiais de limpeza, saiba que eles próprios divulgam os locais onde o cliente pode encontrar seus produtos.
Outro ponto a ser pensado é no delivery. Esse é um público que está distribuído e, por isso, oferecer entrega em domicílio vai diminuir a distância entre você e seu consumidor e ajudá-lo a fidelizar esse cliente.
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