Um novo conceito surge no universo on line. Trata-se do Metaverso, conceito de espaço virtual 3D online que conecta usuários em todos os aspectos de suas vidas. A ideia é conectar várias plataformas, como ocorre com a Internet, contendo diferentes sites acessíveis por meio de um único navegador. Nas Redes Sociais, o Facebook lançou no dia 23 de maio no Brasil os avatares 3D, uma nova forma de usuários criarem representações de si mesmos na rede social.
O conceito de Metaverso foi desenvolvido no romance de ficção científica Snow Crash, de Neal Stephenson. O metaverso será conduzido por realidade aumentada e cada usuário irá controlar um personagem ou avatar. Podemos imaginar o metaverso como uma interação futura da Internet. O metaverso permitirá que os usuários trabalhem, se encontrem, joguem e socializem em ambientes 3D.
Atualmente, são os videogames e jogos que oferecem a experiência mais próxima do conceito de metaverso. Os desenvolvedores expandiram os limites de jogos por meio de eventos e com a criação de complexas economias virtuais.
Outra ótima opção para metaversos são as criptomoedas são uma. Elas permitem a criação de uma economia digital com diferentes tipos de tokens de utilidade (utility tokens) e colecionáveis virtuais (NFTs). O metaverso também se beneficia do uso de carteiras de criptomoedas, como a Trust Wallet e a MetaMask. Além disso, a tecnologia blockchain pode fornecer sistemas de governança transparentes e confiáveis.