A substituição do homem pela máquina é um temor que os trabalhadores têm há mais de 20 anos, Aquele futuro visto nos filmes de ficção teria enfim chegado e se tornado uma realidade? O termo Machine Learning (também chamado de aprendizado de máquina, em português) deve ser uma das inovações tecnológicas que mais vão impactar nossa vida nos próximos anos.
Ela já está presente em grande parte das nossas atividades, principalmente em softwares que utilizamos para trabalhar. O machine learning faz parte do extenso campo da Inteligência Artificial (IA), que promete movimentar US$ 59,8 bilhões no mundo todo até 2025
Machine learning, ou aprendizado da máquina, é uma área da ciência da computação que permite automatizar respostas ao usuário a partir de inteligência artificial e big data que orienta os computadores a aprenderem por conta própria, para que aprimorem seu desempenho diante de problemas específicos.
Ou seja: ao invés de serem programadas apenas para ações específicas, as máquinas usam algoritmos complexos para tomar decisões e interpretar dados, executando tarefas automaticamente.
Esse aprendizado vai impactar nos próximos anos várias profissões que deixarão de existir, principalmente as profissões mais simples como motoristas, pedreiros, empacotadeiras, caixas de supermercado, balconistas entre outros, podendo chegar em um futuro não muito distante a substituir os próprios médicos.