Amanhã, dia 25 de maio é Dia Nacional da Indústria.As indústrias são os espaços de produção de maior representação para as economias nacionais.Também conhecidas como o “Setor Secundário” de um país, as indústrias podem abranger os mais variados tipos de mercados, desde os alimentícios até os de vestuário, por exemplo.
A data foi escolhida para homenagear Roberto Simonsen (1889-1948), a quem foi atribuído o título de Patrono da Indústria Nacional.
Ele foi responsável pela primeira empresa de construção civil do país e ainda foi parte significativa da consolidação do parque industrial do Brasil.
Mas hoje não dá pra falar em Indústria sem incluir tecnologia e o inovação juntas. E o metaverso não poderia deixar de estar presente na indústria.
Metaverso industrial é o local digital em que indústrias podem se desenvolver, reduzindo tempo, custo e até mesmo o impacto ambiental de processos. Ele é pautado pela Indústria 4.0 e apoiado por tecnologias como realidade virtual, realidade mista, internet das coisas e 5G.
Mas primeiro você precisa saber o que é metaverso.
O metaverso, de modo geral, é uma integração entre os mundos virtual e físico. A proposta é criar interações entre as pessoas dentro de um universo ficcional ou em uma simulação do mundo real. Além da socialização, isso possibilita a troca de experiências emocionais, sensoriais e de aprendizado.
O termo surgiu em uma obra de ficção científica escrita pelo americano Neal Stephenson, chamada “Snow Crash”. Nela, realidade e ficção são sincronizadas por meio de um jogo, que acontece em um universo chamado metaverso.
Recentemente, o termo ganhou notoriedade quando Mark Zuckerberg, criador do Facebook, anunciou que trará a tecnologia a situações cotidianas.
Como a intenção é oferecer diferentes experiências em mundos virtuais, o metaverso trará impactos significativos em diversos setores.
Aliás, a expectativa é que as empresas sejam capazes de oferecem produtos e serviços dentro do metaverso, além de utilizar os espaços virtuais para interação entre setores e criação e desenvolvimento de produtos.
Por isso, o termo metaverso industrial é cada vez mais utilizado para descrever a nova tendência do mercado.
Impacto do metaverso na indústria
Ainda que seja associado à indústria do entretenimento, o metaverso vem conquistando outros mercados. Isso porque é uma forma de criar “versões” do mundo real dentro do mundo virtual.
Para isso, são usados dispositivos para simular e recriar as situações. Nesse sentido, o metaverso industrial se refere às opções de trabalho que passam a se formar em torno da utilização de realidade virtual.
Além disso, prevê comportamentos e permite fazer testes em produtos, otimizando recursos e esforços empregados na finalização e desenvolvimento de projetos. A nova realidade também faz com que testes físicos sejam simplificados e simulados de diferentes maneiras antes da fabricação de um protótipo.
Um grande exemplo do metaverso industrial é o Digital Twin, ou gêmeo digital, uma tecnologia que simula toda a linha de produção com precisão.
A tecnologia cria uma simulação de todos os detalhes do universo físico em um ambiente virtual. Dessa forma, garante melhor aproveitamento de ativos, manutenção preditiva de máquinas e equipamentos e redução de riscos de acidente de trabalho.
Para isso, é necessário inserir todas as especificações das máquinas e dados técnicos com exatidão no software, possibilitando a integração entre as realidades.
Outra possibilidade do metaverso é reunir de forma remota profissionais de diferentes áreas em um mesmo ambiente. Com essa colaboração virtual, a realização de simulações de equipamentos e linhas inteiras será levada a uma outra dimensão. Dessa forma, problemas poderão ser resolvidos de forma antecipada.
Quais são os benefícios?
Prevenção de problemas
O metaverso permite acompanhar o projeto e linhas de produção com mais eficiência. Ao ampliar o conhecimento que a fábrica tem de sua estrutura, permite uma visualização imersiva do que ocorre em diferentes áreas.
Dessa forma, é possível identificar e prevenir problemas com mais assertividade. Além disso, permite resolver impasses mesmo quando não estiverem na indústria. Assim, as consequências são evitadas mais rápido e com maior flexibilidade e controle na gestão.
Geração de novos empregos
A tendência é que novas profissões surjam com a influência do metaverso. Além disso, muitas especialidades terão que passar por atualizações, a fim de compreender como empregar essa nova realidade na rotina de trabalho.
Aumento da eficiência
O metaverso industrial também pode gerar maior eficiência para as indústrias, já que a testagem otimiza os processos operacionais. Com isso, empresas ganham mais tempo, vantagem competitiva e maiores condições para tornar o ambiente de trabalho mais eficaz.
Outros recursos, como o 5G na indústria, permitem cada vez mais modernizar os setores, proporcionando maior agilidade, controle e produtividade. Aliás, vale ressaltar que o 5G tem uma função importante para promover maior possibilidade de contato com o metaverso.
Uso de novas tecnologias
O metaverso na indústria também está relacionado à conectividade da indústria 4.0 e ao universo de tecnologias, como blockchain, realidade virtual, inteligência artificial e Internet das Coisas (IoT).
Nesse contexto, as criptomoedas permitem que os usuários transfiram valores enquanto trabalham ou socializam no mundo digital. Já a realidade virtual proporciona uma experiência imersiva e envolvente.
Por fim, a Internet das Coisas permite coletar e fornecer dados do mundo físico para os mundos virtuais do metaverso.
Acesse site da CE3 http://www.ce3.com.br para saber mais sobre os cursos nas áreas de Automação Industrial, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Logística, Meio Ambiente, Refrigeração e Segurança do Trabalho.
E ai gostou do conteúdo? Dê sua sugestão sobre o que você quer ver aqui no nosso blog.
Conheça mais a CE3.
Fale conosco: (21) 3540-3483 | (21) 3540-2523
E-mail: matriculasonline@ce3.com.br