Novas tendências marcarão futuro do setor elétrico

Três inovações 💡 deverão moldar o futuro do setor elétrico nos próximos anos . São elas: descarbonização, descentralização e digitalização. Elas influenciarão nos negócios e relacionamentos entre quem oferece serviços e produtos relacionados à energia elétrica e quem os compra.

  1. Descarbonização

Diante da transição global para uma economia de baixo carbono, as fontes renováveis lideram os investimentos, com destaque para a contratação de energia no mercado livre.

Estudo da Associação Brasileira das Comercializadoras de Energia Elétrica (Abraceel) aponta que, entre 2021 e 2025, entrarão em operação 34,5 GW de capacidade instalada no país, sendo que dois terços desses empreendimentos são dedicados exclusivamente ao mercado livre de energia.

Dos R$ 142 bilhões de investimentos previstos até 2025, o mercado livre de energia responde por cerca de 70% desse montante, segundo o mesmo estudo da Abraceel. Ele será fundamental para viabilizar o avanço da energia renovável:

– 92% da expansão da energia solar entre 2021 e 2025 se refere a projetos no ambiente de livre contratação,
– 88% do acréscimo de potência em biomassa também está voltado ao mercado livre;
– Não é diferente em energia eólica (72%), nem para o desenvolvimento de PCHs (62%).

A Enel Green Power, empresa do Grupo Enel responsável pela implantação de usinas de geração de energia renovável, está investindo R$ 5,6 bilhões na construção de cinco projetos de geração renovável no Nordeste, que somarão 1.300 MW em capacidade.

2- Descentralização

A figura do consumidor também passa por mudanças. Ele deixará de ter uma postura passiva e passará a participar do balanço energético, podendo gerar energia ou utilizar carro elétrico.

O mercado livre de energia deverá crescer ao longo dessa década no Brasil e poderá, inclusive, chegar aos clientes conectados na baixa tensão (possivelmente até residenciais), diante da tendência mundial de maior autonomia do consumidor em um momento em que o carro elétrico, as redes inteligentes e a digitalização avançam.

Na Europa, Japão e Estados Unidos, a maioria dos consumidores já tem essa liberdade. Uma parte dessa mudança deverá vir das redes inteligentes de energia, que deverão implementar a adoção de medidores inteligentes bidirecionais, que não apenas leem o consumo, mas podem vir a permitir que o consumidor comercialize excedentes, por exemplo, com a instalação de placas fotovoltaicas no telhado de sua residência.

  1. Digitalização

A digitalização é outra vertente que ganhará espaço no setor elétrico nos próximos anos. O avanço do mercado livre de energia, dos carros elétricos e das redes inteligentes trazem a necessidade de maior inteligência para comercializadoras e consumidores. Investir em soluções tecnológicas e inovadoras é uma forma de as comercializadoras se aproximarem dos clientes e reduzir custos, duas vertentes cada vez mais importantes.

Já os consumidores passarão a ter mais dados em mãos. As redes inteligentes, por exemplo, permitem que o cliente avalie o consumo de cada eletrodoméstico/equipamento em tempo real, podendo fazer com que estes funcionem quando o consumo é menor e o preço mais baixo. Aplicativos podem ser criados e permitir a melhor gestão do consumo de energia.

A digitalização, com o avanço da inteligência artificial e análise de dados, também permitirá ganhos crescentes no mercado livre, com as comercializadoras atuando muito além da compra e venda de energia. Com mais informações em mãos, podem ser criados produtos específicos que atendam às particularidades do uso de energia de cada consumidor.

Um exemplo prático desse avanço é o acompanhamento do consumo em tempo real, no qual o consumidor pode acompanhar a seu consumo e sua fatura e ter uma maior gestão e previsibilidade dos seus custos.

Acesse site da CE3 www.ce3.com.br para saber mais sobre os cursos técnicos nas áreas de Automação Industrial, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Logística, Meio Ambiente, Refrigeração e Segurança do Trabalho.

E ai gostou do conteúdo? Dê sua sugestão sobre o que você quer ver aqui no nosso blog.

Conheça mais a CE3.
Fale conosco: (21) 3540-3483 | (21) 3540-2523

E-mail: matriculasonline@ce3.com.br

Compartilhe em sua rede social

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on pinterest

Conheça as redes sociais da CE3

Olá! Somos a CE3 Soluções Educacionais

Transformando vidas através do conhecimento. Há mais de 10 anos, o atual Diretor Carlos Espíndola e sua Esposa Sara Carvalho fundaram a CE3 Soluções Educacionais.

TRANSFORMANDO VIDAS ATRAVÉS DO CONHECIMENTO

- Carlos Espindola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *