4 ETAPAS BÁSICAS E ESSENCIAIS DAS OBRAS RESIDENCIAIS

Basicamente, podemos dizer que todas as obras residenciais passam por 4 etapas:

1 – Estrutura – A estrutura é formada por: fundação, pilares, vigas e lajes. Sua importância é tamanha que qualquer problema em uma dessas partes pode comprometer toda a obra. Por isso, é indispensável a utilização de materiais de qualidade e a perfeita execução da construção.

a) Fundação – É a estrutura responsável por transmitir as cargas da construção ao solo. É projetada levando em consideração a carga que irá receber e o tipo de solo em que será construída.

b) Pilares – Chamamos de pilar quando possui forma quadrada ou retangular, e de coluna quando a forma é cilíndrica. Independente da forma, eles transmitem as cargas das vigas e lajes para as fundações .

c) Vigas – Acima dos pilares estão as vigas, em posição horizontal. Elas são responsáveis por transferir o peso da laje e de outros elementos para os pilares, estruturando a obra como um todo.

d) Laje – É a superfície plana horizontal que constitui um pavimento ou teto da construção. Recebe diretamente as cargas, transferindo-as para as vigas e assim por diante.

2 – Alvenaria – A alvenaria convencional é feita com concreto armado e tem como função primordial a vedação com a construção de paredes que vão separar os ambientes, além do fechamento de vãos entre vigas e pilares.

Já alvenaria estrutural é a própria estrutura da obra, dispensando armações de ferro e aço. Ela utiliza medidas padrão dos elementos construtivos, que podem ser blocos de concreto,  tendo como função a vedação e a estrutura.

3 – Cobertura – A terceira etapa da construção de obras residenciais é a cobertura, que tem como função proteger a edificação das águas pluviais, ventos, sol e de outros agentes de deterioração, além de contribuir para o conforto termoacústico. Há diversos tipos de materiais para a construção de coberturas: pedras minerais, vidro, madeira e concreto.

O mais utilizado na construção civil é o telhado, caracterizado por uma estrutura de apoio, normalmente metálica ou de madeira, revestida com telhas, que podem ser de fibrocimento, concreto, cerâmica, alumínio, chapa galvanizada, entre outros.

Finalizando o telhamento, há o sistema de captação de água, composto por calhas, rufos e rincões, que conduzem as águas das chuvas para onde o projeto arquitetônico definir. Essas peças podem ser de chapa galvanizada, PVC, concreto, fibrocimento, entre outros.

4 – Acabamento – A última fase é a de acabamento, e reúne a realização de diversos serviços, entre eles: assentamento de revestimentos de pisos, paredes e forro; passagem de fiação e finalização das instalações elétricas; assentamento e colocação das louças e metais; colocação de caixilhos ou esquadrias; instalação de armários e demais serviços de marcenaria; colocação de vidros; pintura geral, interna e externa. Ou seja, é uma fase de detalhes.

Esta costuma ser a fase mais cara da obra, mas há opções para todos os bolsos. Também é preciso ter um pouco de paciência, pois costuma ser a mais demorada, já que são muitos profissionais envolvidos. Aí, com tudo pronto, é só fazer uma boa limpeza e aproveitar a nova construção.

Compartilhe em sua rede social

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on pinterest

Conheça as redes sociais da CE3

Olá! Somos a CE3 Soluções Educacionais

Transformando vidas através do conhecimento. Há mais de 10 anos, o atual Diretor Carlos Espíndola e sua Esposa Sara Carvalho fundaram a CE3 Soluções Educacionais.

TRANSFORMANDO VIDAS ATRAVÉS DO CONHECIMENTO

- Carlos Espindola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Podemos ajudar?