As profissões ligadas à tecnologia estão em alta até 2023 e o técnico em Eletrotécnica é uma delas.Para quem investiu na área de Eletrotécnica, cujo segmento já é bastante abrangente, as oportunidades não param de crescer.
De acordo com o Mapa do Trabalho Industrial 2019-2023, divulgado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), as ofertas de vagas para os campos de atuação que têm como base a tecnologia, seguem em ascensão até o ano de 2023. Neste quesito, além da área de Eletrotécnica, enquadram-se os campos da Informática; Energia e Telecomunicações; Construção; Logística e Transporte; além de muitos outros.
É importante investir em um curso técnico pois as empresas querem mão de obra qualificada.
Geralmente, os cursos técnicos em Eletrotécnica costumam dividir sua grade curricular em elétrica geral; elétrica industrial e motores; máquinas e processos. Dessa maneira, é possível capacitar os alunos para atuação nos mais diversos segmentos de mercado e também apresentar ao longo da sua formação não apenas teorias que regem a carreira, mas também os critérios adotados em relação às normas, segurança e noções de sistemas de automação, elétricos, hidráulicos e pneumáticos, por exemplo.
É possível encontrar mais oportunidades nas seguintes setores:
Usinas hidrelétricas, termoelétricas, solares e eólicas;
Indústrias metalúrgicas e petrolíferas;
Telecomunicações;
Construção civil;
Assistência técnica de aparelhos eletroeletrônicos;
Escritórios de projetos técnicos.