O engenheiro de alimentos é o profissional que está diretamente ligado à maioria dos alimentos que consumimos diariamente. É ele o responsável pela escolha da matéria-prima e ingredientes que irão compor o produto final, aquele que chega à nossa mesa.
Mas para atuar nessa área não basta apenas gostar do ramo de alimentação. O engenheiro de alimentos trabalha diariamente com processos derivados da química, biologia e física, tudo aliado à tecnologia.
Isso porque, dentro das atribuições do profissional está a conservação dos alimentos e definição de prazos de validade e formas de distribuição.
Pense numa indústria de laticínios com sede no Rio Grande do Sul, mas que distribui os produtos para todo o território nacional.
Para que o produto chegue bem nos outros estados e tenha uma vida útil, é necessário o trabalho do engenheiro de alimentos. Ele irá definir quais as condições necessárias para o transporte dos produtos, armazenamento e por quanto tempo aqueles itens poderão ser comercializados e consumidos.
Mas o trabalho do engenheiro de alimentos vai além.
É ele quem atua na pesquisa de novos processos para a fabricação de alimentos, realiza testes e pesquisas de ingredientes, tudo com a finalidade de oferecer segurança e qualidade ao que sai das fábricas para a distribuição.
Diante disso, é correto afirmar que o trabalho do engenheiro de alimentos está diretamente relacionado com o nosso bem-estar.
Afinal de contas, quanto melhor for o nosso alimento, maior a expectativa de vida.