A cada dia as mulheres conquistam mais espaço na carreira técnica. A CE3 possui várias alunas que vem desbravando horizontes em profissões que até muito pouco tempo atrás eram restritas a homens Atualmente, a procura do público feminino por cursos técnicos vem aumentando a cada dia.
A prova disso está nos dados do Sistema de Informação dos Conselhos dos Técnicos Industriais (Sinceti) que apontam que mais de 57 mil mulheres atuam profissionalmente em 46 modalidades técnicas. O estado do Rio Janeiro lidera o ranking com 14.292 registros. Os estados de São Paulo (7.937), Bahia (5.242) e de Minas Gerais (5.180) também concentram o maior número de mulheres que realizam estudos e executam projetos e serviços em diferentes áreas.
De acordo com o Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), o campo de maior atuação das mulheres é o da construção civil.
No total, 16.945 técnicas em edificações estão registradas junto ao sistema formado pela autarquia federal e mais 14 regionais. As atribuições e prerrogativas desta profissão foram definidas pela Resolução nº 58, de 22 de março de 2019.O documento estabelece, entre outras competências, que as mulheres técnicas industriais, assim como os homens, podem responsabilizar-se pela elaboração e execução de projetos de construção civil, direção ou condução de trabalhos profissionais, bem como orientação e coordenação de equipes em projetos de instalação, montagem, operação, reparos ou manutenção de edificações.
A atuação das mulheres técnicas também está presente nos eixos da eletrotécnica; mecânica; eletrônica; meio ambiente; telecomunicações; eletromecânica; mineração; automação industrial; saneamento e agrimensura. Nestes setores 32.381 mulheres estão ativas e podem emitir Termos de Responsabilidade Técnicas (TRTs) e exercer a função de perito junto aos órgãos públicos e na iniciativa privada.
O mundo técnico é delas!
E ai gostou do conteúdo? Dê sua sugestão sobre o que você quer ver aqui no nosso blog.
Conheça mais a CE3.
Fale conosco: (21) 3540-3483 | (21) 3540-2523
E-mail: matriculasonline@ce3.com.br