O setor de Manutenção é responsável por manter todos os equipamentos da plataforma funcionando com o máximo de eficiência possível. Este setor também se responsabiliza por controlar o estoque de peças e sobressalentes a bordo para poder fazer reparos mais rápidos.
Confira algumas Profissões Offshore do setor de Manutenção na área técnica
Mecânicos
A função do mecânico é fazer a manutenção preventiva, reparação, instalação e modificação nas maquinas, motores e outros equipamentos mecânicos na plataforma. As funções de mecânico de bordo são bastante alargadas na área da manutenção. Assim, a bordo da embarcação, além da função de mecânico propriamente dita, exerce todas as funções relativas às profissões de torneiro, de serralheiro, de soldador e de canalizador.
Os níveis da profissão de mecânico são:
Supervisor de Mecânica
Técnico de Mecânica (Mecânico)
Assistente de Mecânica
Eletricistas
Eletricistas são profissionais capacitados para trabalhar com instalação, reparação e manutenção de equipamentos elétricos e eletroeletrônicos a bordo. Esses são subordinados a equipe de máquinas. Em alguns casos o papel de eletricista pode ser feito por um Oficial ou Condutor de Máquinas. Mas esta também pode ser uma função para eletricistas experientes que nunca tiveram experiência embarcado.
O salário médio nacional de Eletricista Offshore é de R$3.371 em Brasil.
São suas funções:
Criar sistemas de alarmes para segurança de processos industriais, redes de energia e geração.
Sistemas de segurança com sensores de detecção de gás, fogo para motores especiais.
Lógicas de sensoriamento, proteção e detecção em motores de grande potência.
Configuração de relés multimedidores, aplicando-os em conjunto ao PLC, na proteção de máquinas elétricas: transformadores, geradores, subestações, motores especiais, reles de alta tensão.
Identificar os tipos de sensores de temperatura usados na monitoração de temperatura estatórica e configurá-los nos controladores.
Reles de tensão analógico aos canais do PLC.
Monitoração de barramentos primários e secundários.
Configuração de alarmes
Configuração de indicadores: Alarmes, Retransmissão e Entradas
Configuração de proteção por senha e proteção externa por switch
Estudo em bloco do inversor
Configuração de rampas de aceleração e desaceleração
Configuração de reles de alarmes
Configuração de entradas analógicas
Sistema de joggin
Confira outras profissões técnicas Offshore
Supervisor de Máquinas
O Supervisor de máquinas tem a função muito semelhante a um Chefe de Máquinas de um navio. Ele/ela é subordinado do Engenheiro e pode ser formado em Engenharia também. O supervisor de máquinas é responsável pela equipe de máquinas do navio.
Oficial de Máquinas
O Oficial de Máquinas é o profissional da equipe de máquinas da plataforma. Este é subordinado do supervisor de maquinas. As funções dos oficiais de máquinas consistem em controlar e participar na manutenção dos sistemas elétricos, eletrônicos e mecânicos da plataforma. Isso inclui os sistemas de propulsão e de produção de energia, controle de combustível e de outros materiais, manutenção preventiva e reparação das máquinas e do equipamento, garantir a conformidade com as especificações e normas, detectar e resolver problemas e coordenar o trabalho do restante pessoal de máquinas.
Profissões Offshore de nível superior:
Engenheiro Chefe (Supervisor de Manutenção)
O Engenheiro Chefe é o principal responsável por todo funcionamento dos equipamentos da plataforma e recebe ordens do Gerente da Plataforma. Ele/ela é o responsável geral pela manutenção de equipamentos, sistemas técnicos e cumprimento das normas estabelecidas. Ele deve gerenciar a equipe para garantir o melhor funcionamento do equipamento a bordo. Ele/ela gerencia sua equipe para realizar manutenções e instalações mecânicas, elétricas e eletrônicas no motor da plataforma. É um dos cargos mais altos do plataforma já que o grau de responsabilidade é alto.
Engenheiro
Além do Engenheiro Chefe uma plataforma pode ter outros engenheiros eventuais ou permanentes tipo Engenheiro Químico, Mecânico ou Elétrico de vários níveis (trainee, pleno, sênior, etc.) dependendo das demandas e da exigência da plataforma. As plataformas pré-sal, por exemplo, tem um nível maior de complexidade na operação, exigindo mais profissionais qualificados por mais horas.
Acesse site da CE3 www.ce3.com.br para saber mais sobre os cursos nas áreas de Automação Industrial, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Logística, Meio Ambiente, Refrigeração e Segurança do Trabalho.
E ai gostou do conteúdo? Dê sua sugestão sobre o que você quer ver aqui no nosso blog.
Conheça mais a CE3.
Fale conosco: (21) 3540-3483 | (21) 3540-2523
E-mail: matriculasonline@ce3.com.br