Eletricista, conheça o setor de manutenção offshore

O setor de Manutenção é responsável por manter todos os equipamentos da plataforma funcionando com o máximo de eficiência possível. Este setor também se responsabiliza por controlar o estoque de peças e sobressalentes a bordo para poder fazer reparos mais rápidos.

Confira algumas Profissões Offshore do setor de Manutenção na área técnica

Mecânicos

A função do mecânico é fazer a manutenção preventiva, reparação, instalação e modificação nas maquinas, motores e outros equipamentos mecânicos na plataforma. As funções de mecânico de bordo são bastante alargadas na área da manutenção. Assim, a bordo da embarcação, além da função de mecânico propriamente dita, exerce todas as funções relativas às profissões de torneiro, de serralheiro, de soldador e de canalizador.

Os níveis da profissão de mecânico são:

Supervisor de Mecânica

Técnico de Mecânica (Mecânico)

Assistente de Mecânica

Eletricistas

Eletricistas são profissionais capacitados para trabalhar com instalação, reparação e manutenção de equipamentos elétricos e eletroeletrônicos a bordo. Esses são subordinados a equipe de máquinas. Em alguns casos o papel de eletricista pode ser feito por um Oficial ou Condutor de Máquinas. Mas esta também pode ser uma função para eletricistas experientes que nunca tiveram experiência embarcado.

O salário médio nacional de Eletricista Offshore é de R$3.371 em Brasil.

São suas funções:

Criar sistemas de alarmes para segurança de processos industriais, redes de energia e geração.

Sistemas de segurança com sensores de detecção de gás, fogo para motores especiais.

Lógicas de sensoriamento, proteção e detecção em motores de grande potência.

Configuração de relés multimedidores, aplicando-os em conjunto ao PLC, na proteção de máquinas elétricas: transformadores, geradores, subestações, motores especiais, reles de alta tensão.

Identificar os tipos de sensores de temperatura usados na monitoração de temperatura estatórica e configurá-los nos controladores.

Reles de tensão analógico aos canais do PLC.

Monitoração de barramentos primários e secundários.

Configuração de alarmes

Configuração de indicadores: Alarmes, Retransmissão e Entradas

Configuração de proteção por senha e proteção externa por switch

Estudo em bloco do inversor

Configuração de rampas de aceleração e desaceleração

Configuração de reles de alarmes

Configuração de entradas analógicas

Sistema de joggin

Confira outras profissões técnicas Offshore

Supervisor de Máquinas

O Supervisor de máquinas tem a função muito semelhante a um Chefe de Máquinas de um navio. Ele/ela é subordinado do Engenheiro e pode ser formado em Engenharia também. O supervisor de máquinas é responsável pela equipe de máquinas do navio.

Oficial de Máquinas

O Oficial de Máquinas é o profissional da equipe de máquinas da plataforma. Este é subordinado do supervisor de maquinas. As funções dos oficiais de máquinas consistem em controlar e participar na manutenção dos sistemas elétricos, eletrônicos e mecânicos da plataforma. Isso inclui os sistemas de propulsão e de produção de energia, controle de combustível e de outros materiais, manutenção preventiva e reparação das máquinas e do equipamento, garantir a conformidade com as especificações e normas, detectar e resolver problemas e coordenar o trabalho do restante pessoal de máquinas.

Profissões Offshore de nível superior:

Engenheiro Chefe (Supervisor de Manutenção)

O Engenheiro Chefe é o principal responsável por todo funcionamento dos equipamentos da plataforma e recebe ordens do Gerente da Plataforma. Ele/ela é o responsável geral pela manutenção de equipamentos, sistemas técnicos e cumprimento das normas estabelecidas. Ele deve gerenciar a equipe para garantir o melhor funcionamento do equipamento a bordo. Ele/ela gerencia sua equipe para realizar manutenções e instalações mecânicas, elétricas e eletrônicas no motor da plataforma. É um dos cargos mais altos do plataforma já que o grau de responsabilidade é alto.

Engenheiro

Além do Engenheiro Chefe uma plataforma pode ter outros engenheiros eventuais ou permanentes tipo Engenheiro Químico, Mecânico ou Elétrico de vários níveis (trainee, pleno, sênior, etc.) dependendo das demandas e da exigência da plataforma. As plataformas pré-sal, por exemplo, tem um nível maior de complexidade na operação, exigindo mais profissionais qualificados por mais horas.

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