Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT), o técnico em manutenção de equipamentos hospitalares tem como opções de trabalho, os hospitais, clínicas e postos de saúde, indústrias e empresas de manutenção hospitalar, comércio e instituições de pesquisa
O técnico em manutenção em equipamentos médicos cuida da conservação dos equipamentos laboratoriais, como respiradores mecânicos, monitores cardíacos, raio x e equipamentos de mamografia.
Para melhor desempenho desses aparelhos é realizada s prática de manutenções preventivas, preditivas e corretivas. Além disso, o profissional é capacitado para fazer a instalação dos equipamentos, as medições e testes necessários à comprovação do funcionamento.
Outra responsabilidade do profissional consiste na preparação de treinamentos e capacitação de profissionais que vão manusear os aparelhos diariamente. O técnico orienta quanto às melhores práticas de uso do equipamento e como deve ser seu armazenamento e conservação.
Os cursos técnicos da área abordam ensinamentos sobre eletrônica, elétrica, administração e comercialização de máquinas e as principais normas técnicas que norteiam o conserto dos equipamentos.
Além de hospitais, clínicas e unidades básicas de saúde, os profissionais podem atuar em fabricantes e revendedoras de equipamentos médico-hospitalares e empresas prestadoras de serviços de assistência técnica.
A média salarial costuma variar de R$ 2.909,00 à R$ 3.232,00.
E ai gostou do conteúdo? Dê sua sugestão sobre o que você quer ver aqui no nosso blog.
Conheça mais a CE3.
Fale conosco: (21) 3540-3483 | (21) 3540-2523
E-mail: [matriculasonline@ce3.com.br