Você é um cara recém formado e agora está buscando seu lugar ao sol no mundo da elétrica. E aí surge a primeira dificuldade:
1ª : Como comprovar experiência sendo recém formado?
Uma dica é focar na área de atuação, seja predial, industrial, etc. Entregue seu currículo em empresas da área que escolheu. Se prepare para as entrevistas
2ª Dificuldade- – O desafio de se manter como profissional autônomo
Até fazer nome na praça você vai passar por alguns perrengues, mas depois de um certo tempo sabendo administrar os ganhos da sua empresa você vai ver que vai ganhar mais dinheiro que estando empregado formalmente , mas é preciso investir no seu empreendimento
Não mistura a despesa de casa, como supermercado, aluguel e conta de luz, nas contas da sua empresa. Se você faz assim, você nunca vai ter sua empresa.
A dica é:
Se você faturou bruto 7 mil Reais, gastou 1 mil com o carro, combustível, etc. Gastou mais 2 mil com ajudante, enfim, sobrou 4 mil.
Tira aí cerca de 3 mil Reais para você pagar as suas despesas e deixa mil no caixa da empresa e começaa guardar dinheiro. Pega papel e caneta e faz suas metas em cima das suas despesas e quanto você precisa pra sobreviver.
É preciso ter planejamento.
3ª Dificuldade: Ferramentas.
Quando estamos iniciando na área, o investimento em equipamentos pesa no bolso sim.
Mas basicamente você precisa de uma caixa de ferramentas com:
alicates;
chaves de fenda;
trena;
marreta;
talhadeira;
multímetro, e por aí vai.
Ninguém começa com uma caixa de ferramentas TOP de LINHA.
A dica é sempre que pegar um serviço do qual você precisa de uma ferramenta que você ainda não tenha, compre essa ferramenta! Não deixe de pegar serviços por causa disso.
4 ª Dificuldade: Precificação ou
dar o preço”.
Dar preços no tiro ou sem noção do tempo que vai levar pra executar aquele serviço só vai Comece a calcular seu custo por hora trabalhada:
Simplesmente pegue todas as despesas, incluindo ajudante, combustível, m
salário, e jogue uma margem de lucro em cima disso, que é precisa sobrar pra guardar para a empresa.
5 ª Dificuldade – Falta de confiança
E a maior de todas as dificuldades que os eletricistas INICIANTES enfrentam fica por conta da INSEGURANÇA.Um eletricista precisa estar seguro do serviço pois o seu cliente tem que confiar nele
A dica é nunca parar de estudar sobre profissão e ir pegando serviços que saibia fazer. Se ainda não sabe fazer todo é ‘metendo a cara’ que se aprende,pesquisando, conversando com outros profissionais mais experientes.
Então, dica final pra derrubar a insegurança:
Pega um serviço que você saiba o que fazer, mas ainda não tenha feito.
Tenha o contato de alguém que já fez pra te auxiliar nas dúvidas.A melhor maneira de aprender as coisas é praticando.
Acesse site da CE3 www.ce3.com.br para saber mais sobre os cursos técnicos nas áreas de Automação Industrial, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Logística, Meio Ambiente, Refrigeração e Segurança do Trabalho.
E ai gostou do conteúdo? Dê sua sugestão sobre o que você quer ver aqui no nosso blog.
Conheça mais a CE3.
Fale conosco: (21) 3540-3483 | (21) 3540-2523
E-mail: matriculasonline@ce3.com.br