A eletrônica é uma especialidade da ciência que estuda as formas de uso e de controle da energia elétrica por meio de circuitos compostos de componentes (eletrônicos e elétricos), com o intuito de representar, armazenar, transmitir ou de processar as informações.
Existem duas categorias de eletrônica: a eletrônica digital e a eletrônica analógica, já que as suas coordenadas de trabalho obedecem a ambas as formas de apresentação dos sinais elétricos. Os circuitos internos dos computadores, que armazenam e processam dados, os sistemas de telecomunicações, que transmitem dados, os sensores transdutores, que representam informações em forma de sinais elétricos, fazem parte da área da eletrônica.
Consertar um ventilador, um aparelho de som, uma cafeteira ou qualquer outro eletrodoméstico em uma casa é uma forma de economizar pra quem não quer mais gastar dinheiro levando para lojas que consertam eletrônicos, mas também é uma das profissões técnicas mais promissoras do mercado.
Deter o conhecimento de eletrônica abre muitas portas pra quem deseja abrir seu próprio negócio.
Para trabalhar com eletrônica é necessário fazer um curso de técnico em Eletrônica. Algumas empresas podem solicitar que especialistas tenham formação em mecatrônica .
Os técnicos em eletrônica supervisionam vários sistemas e equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos, trabalham com diagramas de fiação e esquemas de operações eletrônicas e com as funções de peças eletrônicas, seja na projeção de novos componentes ou na solução e reparo de problemas.
Também são responsáveis por testar sistemas ou equipamentos eletrônicos, com o objetivo de diagnosticar falhas e saná-las. Nesse aspecto, também fazem registros dos testes e das atualizações feitas nos softwares.
Além das tarefas principais de instalação, montagem, operação e de manutenção, técnicos em eletrônica, devido à interação que a área tem com o ramo tecnológico, podem elaborar, montar, instalar projetos e desenvolver dispositivos para circuitos e criar sistemas de automação industrial e residencial, caso tenham qualificação complementar.
Ainda assim, todos os métodos devem ser sempre aplicados em observação às normas técnicas, ambientais, de qualidade, de saúde e de segurança no trabalho.
Confira abaixo algumas das atividades gerais que técnicos em eletrônica podem desempenhar:
manutenção preventiva de rotina nos equipamentos e eletrodomésticos
manutenção em bancadas
registro de tarefas de manutenção concluídas
leitura e interpretação de diagramas e esquemas eletroeletrônicos
instalação de equipamentos eletrônicos
inspeção e diagnóstico de defeitos em placas eletrônicas
análise técnica de garantia
preenchimento de relatórios de garantia
controle e organização de peças em garantias ou danificadas no estoque
orçamento de peças fora da garantia
reparo de placas e troca de baterias
participação do desenvolvimento de projetos eletrônicos
auxílio na execução e instalação de sistemas ou de equipamentos eletrônicos
medição e calibragem de equipamentos
atendimento a clientes e suporte ou orientação ou chamados técnicos
substituição de componentes eletrônicos SMD e PTH
pedido de peças
preenchimento de ordens de serviço
agendamento de visitas técnicas
visitas de rotina
emissão de notas fiscais
Acesse site da CE3 ( www.ce3.com.br) para saber mais sobre os cursos nas áreas de Automação Industrial, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Logística, Meio Ambiente, Refrigeração e Segurança do Trabalho.
E ai gostou do conteúdo? Dê sua sugestão sobre o que você quer ver aqui no nosso blog.
Conheça mais a CE3.
Fale conosco: (21) 3540-3483 | (21) 3540-2523
E-mail: matriculasonline@ce3.com.br