A Tecnologia entrou definitivamente na sala de aula, inclusive trazendo a tradicional sala de aula da escola para casa do aluno, de forma virtual, o que ocorreu por mais de um ano durante a pandemia. Não há como negar que não dá mais pra dar aula como se dava há 30 anos, apenas com quadro e giz. Na mochila do aluno não tem só caderno, livros e lápis, mas sim celulares e tablets. As crianças de ensino fundamental e os adolescentes e jovens desta geração já nasceram em um universo digital.
A interação entre professor e alunos em sala de aula não pode mais ignorar completamente as novas tecnologias. Mesmo em uma sala de aula desprovida de equipamentos de última geração, com o professor mais tradicional, a interação é sempre permeada por ela. Os estudantes das novas gerações são nativos digitais. Isso significa que a maioria deles nunca conheceu um mundo sem internet, celular, Google ou redes sociais.
Neste contexto, surge a Tecnologia Educacional que é um conceito que diz respeito à utilização de recursos tecnológicos para fins pedagógicos. Seu objetivo é trazer para a educação – seja dentro ou fora de sala de aula – práticas inovadoras, que facilitem e potencializem o processo de ensino e aprendizagem.
O foco principal da Tecnologia Educacional não está sobre os dispositivos tecnológicos (a escola não precisa, obrigatoriamente, ter equipamentos mais modernos para trabalhar a TE), e sim sobre as práticas que o seu uso possibilita.
A Tecnologia Educacional pode estar presente na educação de diversas maneiras, algumas delas são:
– Gadgets (dispositivos), como a lousa digital, os tablets e as mesas educacionais;
– Softwares, como os aplicativos, os jogos e os livros digitais;
– Outras soluções educacionais, como a realidade aumentada, os ambientes virtuais de aprendizagem e as plataformas de vídeo.