Já percebeu que cada vez que você faz uma pesquisa na Internet ou preenche algum formulário on line começam a aparecer nas suas redes sociais ou e-mail, anúncios e matérias sobre o assunto que você pesquisou, como se fossem sugestões?
O termo Internet of Behavior, significa Internet do Comportamento, e caminha lado a lado com a Internet das Coisas (IoT).
A quantidade de dispositivos em que estamos conectados diariamente utilizam-se dos nossos dados pessoais para funcionarem: tais como e-mail, senhas, localização atual, cadastros de dados pessoais e dados financeiros. Ocorre um cruzamento de informações que traçam um perfil de como somos, onde moramos, do que gostamos, enfim quem somos.
O IoB traça padrões de comportamento dos usuários, seu consumo, interesses, hábitos e preferências. Muitas empresas utilizam a Internet do Comportamento como vantagem competitiva no mercado para segmentar públicos específicos que condizem com seu público-alvo e oferecer seus produtos. Ou seja, promover bens de consumo e serviços da forma adequada por uma perspectiva da psicologia.
Mais um alerta: Se usada da forma errada, pode acarretar problemas financeiros e judiciais para as empresas. As práticas maliciosas acontecem nessa situação por empresas e softwares que utilizam dados que não foram autorizados para fazer essas análises comportamentais, estando sujeito a punições severas.










