Muito além do chão de fábrica, a automação industrial se encontra em várias camadas administrativas e estratégias de uma empresa a fim de facilitar ainda mais as atividades de produção.
A cada dia que passa, mais empresas se modernizam e se tornam mais autônomas com a adoção completa dos conceitos da Indústria 4.0 para aprimorar as técnicas de produção.
A automação industrial é o uso da tecnologia para controlar e tornar autônoma a execução de tarefas, funções e mecanismos com objetivo de otimizar a cadeia produtiva.
O uso de máquinas mais sofisticadas nesse processo faz parte da automação industrial.
Isso vem acontecendo em muitos segmentos, como geração e distribuição de energia, transportes, fabricação de produtos etc.
Um de seus principais objetivos é ter mais autonomia nos processos de fabricação, além de reduzir o tempo da produção das mercadorias.
Esse é um conceito ligado à Indústria 4.0, conhecida como a quarta revolução industrial.
Isso porque tecnologias como a inteligência artificial, internet das coisas e a computação em nuvem estão sendo muito mais exploradas pelas empresas.
Desse modo, podemos entender o que faz a automação industrial e a sua importância para o desenvolvimento.
Em geral, o pensamento acerca da automação industrial leva as pessoas a interpretarem o conceito como a substituição do humano pela máquina, mas não se trata disso.
Na verdade, a maioria dos processos automatizados em uma indústria não está no chão de fábrica. Está no nível estratégico do negócio.
Em níveis globais, podemos considerar 4 tipos de automação:
● Automação operacional: máquinas e sensores inteligentes que monitoram a performance operacional, levantando dados que ajudem os gestores na tomada de decisão.
● Automação de controle: dispositivos programáveis (PLCs ou CNCs, por exemplo) inseridos em dispositivos, equipamentos e máquinas que então aplicam as lógicas operacionais em processos programados.
● Automação de supervisão: sistemas que monitoram os dados e leituras obtidos de sensores e controladores.
● Automação informacional: um sistema que integre todo fluxo de informações das outras camadas de automação industrial, de forma que as organize para facilitar o controle geral das operações.
Acesse site da CE3 www.ce3.com.br para saber mais sobre os cursos nas áreas de Automação Industrial, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Logística, Meio Ambiente, Refrigeração e Segurança do Trabalho.
E ai gostou do conteúdo? Dê sua sugestão sobre o que você quer ver aqui no nosso blog.
Conheça mais a CE3.
Fale conosco: (21) 3540-3483 | (21) 3540-2523
E-mail: matriculasonline@ce3.com.br