As inscrições para o Concurso Público de admissão ao curso de formação para ingresso no Corpo Auxiliar de Praças da Marinha (CP-CAP) vão até dia 2 de julho. Para se inscrever o candidato precisa ter ensino técnico e entre 18 e 25 anos.
Para o Quadro Técnico Industrial de Praças (QTIP) estão admitindo técnicos em Eletrônica, Mecânica, Estruturas Navais, Eletromecânica, Mecatrônica, Técnico em Refrigeração e Climatização, Técnico em Fabricação Mecânica, em Construção Naval, técnico em Manutenção de máquinas pesadas, técnico em Manutenção Automotiva e técnico em Moveis.
Para a área administrativa e técnica há oportunidades para técnicos em Administração, Edificações, Estatística, Administração Hospitalar, Química, Telecomunicações, Informática, Agrimensura, Geodésia e Cartografia e Geoprocessamento.
O Corpo Auxiliar de Praças (CAP) tem a finalidade de atender aos encargos do interesse da Marinha do Brasil, relacionados com as atividades técnicas ou administrativas, de acordo com as suas necessidades e as habilitações e qualificações pessoais das Praças.
Sobre o curso
Curso de formação de cabo:
O candidato aprovado e classificado no concurso fará o Curso de Formação de Cabo (C-FCB), no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), no Rio de Janeiro, para o exercício de funções no Serviço Ativo da Marinha (SAM).
O candidato será matriculado no C-FCB como Praça Especial, no grau hierárquico de Grumete, e ao término do Curso, que terá a duração de 24 semanas, será nomeado Cabo do CAP.
O C-FCB tem o propósito de preparar o Grumete para o exercício de funções, conforme as suas qualificações e atendendo à conveniência do serviço, por meio da necessária capacitação, que compreende o ensino militar-naval e o ensino profissional.
O aluno receberá bolsa no valor de R$1.185,00 durante o curso, além de benefícios adicionais.
Cronograma:
Período de inscrições – Até dia 02/07/2023
Período das solicitações de isenções – 19/06/2023 a 25/06/2023
Prova Escrita Objetiva de Conhecimentos Profissionais e a Redação – 17/09/2023
Início do Curso – 01/07/2024
Vagas vão compor:
Quadro Auxiliar Técnico de Praças (QATP)
Quadro Técnico Industrial de Praças (QTIP)
Requisitos para inscrição:
Brasileiro nato ou naturalizado,
Ambos os sexos,
Ter 18 anos completos e menos de 25 anos de idade,
Possuir idoneidade moral,
Ter concluído ou estar em fase de conclusão do curso técnico de nível médio relativo à habilitação a que concorre até a data da matrícula no curso,
Ter a altura mínima de 1,54 m e máxima de 2 m.
Inscrições:
O valor da taxa de inscrição será de R$65,00. As inscrições devem ser feitas na página da Marinha referente ao concurso, até as 23h59 do dia 02 de julho de 2023.
A isenção do valor da taxa de inscrição será concedida aos candidatos que pertençam a família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal, cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário mínimo nacional, e para os candidatos doadores de medula óssea.
Sobre o concurso:
O Concurso público é constituído das seguintes etapas:
1-Prova Escrita Objetiva (PO) de Conhecimentos Profissionais e Redação;
2-Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH);
3-Eventos Complementares (EVC):
Verificação de Dados Biográficos (VDB);
Inspeção de Saúde (IS);
Teste de Aptidão Física para Ingresso (TAF-i);
Verificação de Documentos (VD);
Avaliação Psicológica (AP).
Prova Escrita Objetiva (PO) de Conhecimentos Profissionais e Redação:
Terá duração de 4 horas e será constituída de 50 questões elaboradas de acordo com os programas descritos no anexo III do edital.
A Redação deverá ser dissertativa, com ideias claras, coerentes e objetivas, cujo título versará sobre assunto considerado de importância pela Administração Naval.
Teste de Aptidão Física para Ingresso:
Tem como propósito aferir se a aptidão física do candidato preenche os padrões físicos exigidos para a carreira da Marinha do Brasil, será constituído de natação e corrida.
Homens – nadar o percurso de 25 metros no tempo máximo de 50 segundos e correr o percurso de 2.400 metros no tempo máximo de 16 minutos.
Mulheres – nadar o percurso de 25 metros no tempo máximo de 1 minuto e correr o percurso de 2.400 metros no tempo máximo de 17 minutos.
Veja o edital aqui: