De tecidos sustentáveis a motores movidos a hidrogênio, a indústria nacional produz inovações que vão contribuir para um mundo descarbonizado.
A indústria verde é um conceito de sistema de gestão de fábricas que preza pela sustentabilidade, atuando contra os impactos negativos ao meio ambiente. Dessa forma, a preocupação do futuro do planeta e a sobrevivência do negócio estão em todos os processos produtivos.
Economia verde é um modelo de economia que resulta em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz os riscos ambientais e a escassez ecológica. As três principais características, ou três pilares da economia verde são: baixa emissão de carbono, eficiência no uso de recursos e busca pela inclusão social.
Vamos agora conferir inovações sustentáveis nacionais incríveis! Tudo “made in Brasil”.
- Fibra têxtil sustentável-primeira fibra têxtil sustentável do mundo criada a partir de celulose microfibrilada (MFC) de madeira – que é, basicamente, uma fibra de celulose reduzida a dimensões nano.Com a junção da matéria-prima brasileira e a tecnologia finlandesa Spinnova, uma empresa têxtil da Finlândia focada em materiais ecologicamente corretos foi possível fabricar tecidos sustentáveis com potenciais de emissão de carbono 70% menor em comparação com outros fibras.
- Motor de combustão interna movido a hidrogênio
A Tupy, multinacional brasileira do setor metalúrgico sediada em Santa Catarina cria soluções de engenharia direcionadas aos ramos de transporte, infraestrutura, agronegócio e geração de energia. Um exemplo de destaque é o motor de combustão interna movido a hidrogênio.
Além de substituir os combustíveis tradicionais por uma opção neutra em carbono, o motor oferece maior durabilidade, potencial para reabastecimento mais rápido e custo operacional mais baixo.
3-Hidrogênio Verde no Brasil
Em janeiro de 2023, no Ceará, foi lançada a primeira molécula de hidrogênio verde (H2V) produzida no Brasil. Um marco histórico para a transição energética do país, com grandes expectativas para diversos setores: elétrico, industrial, ambiental, econômico e social.
O combustível do futuro, também chamado de diamante verde do desenvolvimento sustentável, é, sem dúvidas, aliado essencial no combate às mudanças climáticas e descarbonização global
4-Óleos sintéticos
São óleos solúveis sintéticos orgânicos de alto desempenho, e as pesquisas para aprimorar esse tipo de composto nunca mais pararam.
As principais vantagens do óleo são o fato de ele ser atóxico, antioxidante, de alta refrigeração, não conter polímeros de petróleo, cloro e óleos minerais na formulação, ser resistente à chama, ter o menor percentual de reposição do mercado (1,5%), não atacar a pintura das máquinas, ter ponto de fluidez estável e não promover formação de espuma residual.
5-Usinas fotovoltaicas
Uma empresa gaúcha atuante no ramo de sustentabilidade é a ProSolar, focada na instalação e certificação de usinas fotovoltaicas residenciais, empresariais, industriais, governamentais e rurais.
Todas essas inovações estão sendo feitas em solo nacional, o que demonstra a importância que o nosso país vem dando a Indústria Verde pelo bem da humanidade e nossas próximas gerações.
Acesse site da CE3 www.ce3.com.br para saber mais sobre os cursos nas áreas de Automação Industrial, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Logística, Meio Ambiente, Refrigeração e Segurança do Trabalho.
E ai gostou do conteúdo? Dê sua sugestão sobre o que você quer ver aqui no nosso blog.
Conheça mais a CE3.
Fale conosco: (21) 3540-3483 | (21) 3540-2523
E-mail: matriculasonline@ce3.com.br