14 passos para montar uma empresa de energia solar

O setor de energia solar fotovoltaica possui um cenário com ótimas oportunidades para aqueles que desejam montar um negócio de sucesso no setor solar.

Se este é o seu sonho, confira abaixo o passo a passo de como abrir uma empresa de energia solar fotovoltaica lucrativa e bem sucedida.

Com um total de R$ 21,8 bilhões em investimentos somente em 2021, o setor de energia solar no Brasil se tornou um dos melhores mercados para quem deseja abrir um negócio com grandes chances de faturamento e lucro.

Quem pode trabalhar com energia fotovoltaica?

Na categoria dos engenheiros, somente o eletricista possui as atribuições para projetar e executar projetos fotovoltaicos, conforme o artigo 8º da resolução n.º 218, de 29/06/1973 do Crea/Confea.

O profissional que trabalha com energia solar é o promotor solar que pode ter formação em áreas como eletrotécnica e engenharia elétrica.

O Setor de energia solar é inovador no Brasil.

Entender o mercado, conhecer a fundo o seu produto e ainda saber quem são seus clientes é uma etapa fundamental que requer tempo, estudo e planejamento.

Confira abaixo, os 14 passos 👣 para você abrir uma empresa de energia solar e lucrar muito com isso:

O investimento para abrir sua própria empresa precisa passar por todas essas etapas acima e ainda ter em mente pelo menos estes 14 passos:

1-Faça um curso de energia solar;

2-Escolha a sua marca e logotipo;

3-Tenha um site para a sua empresa;

4-Estude as regulamentações 482/12 e 687/15 da aneel;

5- Contrate um responsável pelo projeto elétrico e assinatura da ART;

6- Registro da empresa junto ao CREA;

7-Equipe inicial da empresa de energia solar;

8-Escritório e localização da empresa;

9-Veículo de instalação e equipamentos;

10-Relacionamento e contratação de fornecedores;

11-Software de gerenciamento de contatos e vendas;

12-Portfólio de projetos de energia solar;
13-Investir em estratégias de marketing;

14-Treinamento e técnicas de atendimento.

É importante destacar que:

A- Fazer Cursos de Energia Solar

Antes de entrar no setor de energia solar fotovoltaica, você deve se instruir. Para isso, faça pelo menos 3 cursos de energia solar.

Recomendamos que você comece com um curso básico introdutório, em seguida um curso de instalação de sistemas fotovoltaicos e, por fim, um curso de projeto.

Dessa forma, você garante entendimento e autoridade para abordar o assunto com seus clientes, algo absolutamente indispensável para negociar os projetos e conseguir fechar vendas.

B-Escolher um nome bom e fácil de ser lembrado e um logotipo pra sua empresa

Você vai reparar que a maioria das empresas de energia solar possuem “solar” ou “sol” no nome.

Isso não é obrigatório, mas é uma boa forma de “falar” com o seu público e deixar claro, logo no nome da sua empresa, com o que você trabalha.

Mostre o nome e o logo da sua empresa de energia solar para seus amigos e familiares, peça a opinião do máximo possível de pessoas antes de registar a patente.

C-Formar uma equipe capacitada

Essa equipe deve estar devidamente qualificada e certificada para executar trabalhos elétricos e em altura (NR 10 e 35), além de possuir todos os equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI e EPC).

1-Administrativo: Deve ser formada por pessoas que desde o administrativo tenham capacitação em energia solar fotovoltaica para dessa maneira atender e selecionar melhor os clientes.

2- Equipe de vendas: quem melhor que o dono para começar vendendo? Se você souber organizar a sua agenda e seguir as nossas dicas de marketing, você será capaz de visitar até 6 clientes em potencial por dia.

3-Equipe técnica:

Instalador de sistemas fotovoltaicos: é o profissional responsável pela montagem das usinas fotovoltaicas junto aos clientes. Instaladores geralmente são eletricistas, eletrotécnicos ou engenheiros eletricistas, mas não há uma legislação que exija dos instaladores uma formação específica. Profissionais de montagem comercial ou da construção civil podem ser preparados para executar instalações fotovoltaicas com qualidade e segurança, desde que observadas as NR vigentes (trabalho em altura e tem outra).

Integrador de energia fotovoltaica: é o profissional de maior responsabilidade no mercado de energia solar. Cabe ao integrador a análise de todas as variáveis que impactam no preço de um sistema fotovoltaico como: sombreamento, posição do telhado, ângulo de inclinação, tipo do material de telhado ou tipo do solo no caso de instalação de uma usina no chão, tipo de relógio medidor e características de consumo da unidade consumidora. É também responsabilidade do integrador de energia solar o levantamento da documentação e realização do trâmite de solicitação de conexão junto a distribuidora para que determinada usina solar seja homologada e possa gerar energia com segurança e dentro das normas técnicas vigentes. É exigido do integrador de energia solar um grande conhecimento sobre eletricidade, sobre produtos fotovoltaicos e sobre otimização dos custos para seu cliente final. Devido às responsabilidades envolvidas, a maioria dos integradores de energia fotovoltaica são engenheiros eletricistas ou eletrotécnicos com boa experiência de mercado.

D– Escritório e localização da empresa

Para reduzir custos, procure um escritório pequeno, mas que tenha espaço para um showroom. A localização é importante também, e estar perto dos seus clientes pode fazer muita diferença.Se você não conseguir uma boa localização para o escritório, pode ser interessante ter um ponto comercial em um shopping ou outro local com grande volume de pessoas que pertençam ao seu público alvo.

No modelo de franquias, hoje já existem opções que permitem operar no modelo home office, o que torna tudo mais fácil, prático e econômico.

E– Veículo de instalação e equipamentos

Você vai precisar de uma van que caiba pelo menos 20 painéis solares de 2m x 100cm x 5cm (C x L x A).

Essa van deve ter 3 lugares na frente, possuir um rack para carregar escadas e eletro dutos. Outras opções que também podem ser usadas são caminhonetes grandes ou um caminhão baú pequeno.

Os principais equipamentos utilizados nas instalações de energia solar são:

1- equipamento de segurança para trabalho em altura.

2-Parafusadeiras/furadeiras elétricas profissionais sem fio com várias baterias extras (compre os modelos mais potentes e leves).

3- serra elétrica de metais.

4-esmerilhadora.

5-equipamento de limpeza para limpar os locais após o trabalho.

6-Além de diversas extensões,ferramentas padrão de trabalhos elétricos,alicate de crimpagem específico para conectores MC4 e MC3.

F- Custos:

Sobre os custos totais de abertura, funcionários, equipe de instalação, escritório, estoque, showroom, veículo e itens de tecnologia, fica o exemplo: Para abrir uma empresa de energia solar, o investimento médio é de R$ 200 mil, em uma cidade de meio milhão de habitantes.
Podendo ser menos de acordo com a cidade.

Acesse site da CE3 

CE3 Soluções Educacionais para saber mais sobre os cursos nas áreas de Automação Industrial, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Logística, Meio Ambiente, Refrigeração e Segurança do Trabalho.

E ai gostou do conteúdo? Dê sua sugestão sobre o que você quer ver aqui no nosso blog.

Conheça mais a CE3.
Fale conosco: (21) 3540-3483 | (21) 3540-2523

E-mail: matriculasonline@ce3.com.br

Compartilhe em sua rede social

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on pinterest

Conheça as redes sociais da CE3

Olá! Somos a CE3 Soluções Educacionais

Transformando vidas através do conhecimento. Há mais de 10 anos, o atual Diretor Carlos Espíndola e sua Esposa Sara Carvalho fundaram a CE3 Soluções Educacionais.

TRANSFORMANDO VIDAS ATRAVÉS DO CONHECIMENTO

- Carlos Espindola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Podemos ajudar?