Uma Pesquisa realizada pela CNI – Confederação Nacional da Indústria mostra que as empresas estão mais digitais do que há cinco anos e têm aderido à novas tecnologias nos processos e serviços. A pesquisa chamada Sondagem Especial Indústria 4.0, foi realizada com mais de 1 mil empresas e buscou investigar o avanço do uso das tecnologias da chamada Indústria 4.0, que prevê a digitalização da produção industrial para integrar as diferentes etapas da cadeia de valor, desde o desenvolvimento do produto até o uso final. A pesquisa revela também que em 2021, 69% das empresas utilizaram pelo menos uma tecnologia digital.
Entre os principais benefícios reconhecidos na adoção das tecnologias digitais está o aumento de produtividade, a melhora da qualidade dos produtos e a diminuição dos custos de produção.
A automação digital com sensores para controle de processos se mantém como a principal tecnologia em uso na indústria brasileira. A utilização da automação digital com sensores para identificação de produtos e condições operacionais/linhas flexíveis mais do que triplicou desde 2016, passando de 8% para 27% em 2021.
Esse aumento deve abrir caminho para o maior desenvolvimento de produtos customizáveis, onde as linhas flexíveis são essenciais. Além disso, a utilização da prototipagem rápida, impressão 3D e similares, outra tecnologia importante para customização, teve aumento em sua utilização.
O setor automotivo tem adotado uma maior variedade de tecnologias digitais, cerca de 35% das empresas do setor de veículos automotores, reboques e carrocerias utilizam pelo menos sete tecnologias digitais. O setor de equipamentos de informática e eletrônicos se destaca com 88% das empresas utilizando pelo menos uma tecnologia, entre as 18 tecnologias digitais avaliadas. Em seguida vem o setor de biocombustíveis (81%) e sabões, detergentes, produtos de limpeza, cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal (HPPC), com 80%.