Resolução trata de hidrogênio verde na matriz elétrica

Os ventos que fazem girar as turbinas das eólicas sopram mais de madrugada, enquanto o sol brilha no horário de maior consumo. Esse cenário de crescimento da geração de energia elétrica provenientes de fontes renováveis impulsiona o surgimento de novas tecnologias que ganham espaço em equipamentos mais eficientes e, ainda, com novas soluções tais como: usinas híbridas, redes inteligentes, veículos elétricos, hidrogênio verde e armazenamento/baterias.

Hidrogênio verde

Em 2020, o Plano Nacional de Energia 2050 (PNE 2050) apontou o hidrogênio como uma tecnologia disruptiva e como elemento de interesse no contexto da descarbonização da matriz energética, elencando diversos usos e aplicações, além de trazer recomendações para a política energética.

Nesse sentido, em 2021, a EPE publicou as “Bases para a Consolidação da Estratégia Brasileira do Hidrogênio”, buscando consolidar aspectos conceituais e fundamentais para a subsidiar a construção da estratégia brasileira de hidrogênio.

A Resolução CNPE nº 6 de 2021 trata de determinação para a proposição de diretrizes para o Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2), aprovada em agosto de 2021 em reunião entre CNPE e Ministério de Minas e Energia (MME). Confira no final do texto a Resolução na íntegra.

O crescimento das energias renováveis favorece a produção do hidrogênio verde, produzido através da eletrólise da água em células eletroquímicas especiais para a separação do hidrogênio do oxigênio. Como resultado, os processos de saída e produção são 100% livres de carbono.

O hidrogênio tem um papel eficiente para descarbonizar as partes da economia que não podem ser eletrificadas fácil ou economicamente, responsáveis ​​por mais de 25% das emissões globais de gases de efeito estufa a nível global (2019). Esses setores incluem cimento, fertilizantes, siderurgia, refino, químico, papel e celulose, ao lado de transporte marítimo e aviação.

O Ceará é um dos destaques no país e pode receber mais de US$ 5 bilhões de investimentos nos próximos anos para o desenvolvimento e construção do HUB de Hidrogênio Verde, que visa criar uma cadeia de produção, exportação e distribuição de H2 a partir de energias renováveis.

Tais fontes, quando associadas a baterias, são capazes de prover flexibilidade operativa em momentos de necessidade do sistema, intensificando sua capacidade de injeção de potência ao sistema.

O emprego e oferta desta tecnologia inovadora tem-se mostrado como boa prática na concretização de mecanismos de contratação de capacidade ao redor do mundo, com resultados cada vez mais positivos e economicamente eficientes no atendimento a este atributo.

Acesse site da CE3 www.ce3.com.br para saber mais sobre os cursos técnicos nas áreas de Automação Industrial, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Logística, Meio Ambiente, Refrigeração e Segurança do Trabalho.

E ai gostou do conteúdo? Dê sua sugestão sobre o que você quer ver aqui no nosso blog.

Conheça mais a CE3.
Fale conosco: (21) 3540-3483 | (21) 3540-2523

E-mail: matriculasonline@ce3.com.br

Compartilhe em sua rede social

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on pinterest

Conheça as redes sociais da CE3

Olá! Somos a CE3 Soluções Educacionais

Transformando vidas através do conhecimento. Há mais de 10 anos, o atual Diretor Carlos Espíndola e sua Esposa Sara Carvalho fundaram a CE3 Soluções Educacionais.

TRANSFORMANDO VIDAS ATRAVÉS DO CONHECIMENTO

- Carlos Espindola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *