Mulher na construção civil: Desafios e conquistas

A participação das mulheres na construção civil é cada vez mais presente, em pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de mulheres que compõe o setor cresceu 120% de 2007 a 2018, passando de 109 mil trabalhadoras registradas para 239.242.

Um dos principais fatores para esse avanço é a abertura de vagas nos canteiros de obras e a procura por pessoas qualificadas.
A mão de obra feminina na construção civil se diferencia pela busca por capacitação na área.

No Brasil existem programas que estimulam a participação das mulheres em setores antes dominados pelos homens, e a justificativa de quem contrata é que elas são mais qualificadas, precisas e possuem mais foco em operações como acabamentos, arremate e pintura. Além disso, elas utilizam corretamente EPI’s e ferramentas.

Desafios

Mas em um setor onde há predominância masculina ainda há muitas barreiras a quebrar.
Entre os desafios que as mulheres possuem na construção civil ainda está o salário que continua sendo desigual,as mulheres continuam ganhando menos que os homens, até mesmo as mais qualificadas.  Os cargos de gestão também têm pouca participação pela falta de representatividade e ainda pelo preconceito no meio.

Poucas mulheres não chegam até o final do curso

Cerca de 15% das mulheres estudantes não concluem os cursos, enquanto entre os homens o número chega a 25%, segundo o Ministério da Educação (MEC).

No ambiente de trabalho, algumas empresas ainda não possuem vestiários exclusivos para mulheres. Esta é uma prática que deve mudar, pois cada vez mais as corporações estão se adequando as normas e regras que a construção civil exige.

As mulheres vêm atuando em funções de pedreiras, azulejistas, pintoras, eletricistas e ceramistas.

Existe ainda um longo caminho a percorrer principalmente em relação a igualdade de salários e oportunidades, porém esses números apontam para uma evolução e percepção por parte das empresas do setor de que o que realmente importa é a qualificação e não o gênero.

Portanto, não fique de fora deste setor.

Acesse site da CE3 ( www.ce3.com.br) para saber mais sobre os cursos nas áreas de Automação Industrial, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Logística, Meio Ambiente, Refrigeração e Segurança do Trabalho.

E ai gostou do conteúdo? Dê sua sugestão sobre o que você quer ver aqui no nosso blog.

Conheça mais a CE3.
Fale conosco: (21) 3540-3483 | (21) 3540-2523
E-mail: [matriculasonline@ce3.com.br

Compartilhe em sua rede social

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on pinterest

Conheça as redes sociais da CE3

Olá! Somos a CE3 Soluções Educacionais

Transformando vidas através do conhecimento. Há mais de 10 anos, o atual Diretor Carlos Espíndola e sua Esposa Sara Carvalho fundaram a CE3 Soluções Educacionais.

TRANSFORMANDO VIDAS ATRAVÉS DO CONHECIMENTO

- Carlos Espindola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *