A empregabilidade está diretamente associada à capacidade do profissional de ser aceito em uma organização e permanecer nela. O Brasil possui mais de 14,8 milhões de pessoas aguardando uma vaga de emprego. Uma das razões para que o desemprego cresça é a falta de capacitação, uma vez que as empresas têm buscado cada vez mais profissionais com boa formação. Além disso, as empresas observam fatores como experiência, comportamento e boa reputação no mercado.
Confira os fatores que influenciam a empregabilidade:
1 – Formação acadêmica
Ao invés de contratar um profissional que possui diferentes formações, as empresas buscam os profissionais que escolheram um segmento e investiram em uma formação com o intuito de aprofundar seus conhecimentos, aprimorar suas habilidades e obter experiências para exercer sua função com o máximo de eficiência e qualidade.
2 – Experiência de mercado
A experiência ainda é um fator decisivo para conseguir a tão sonhada vaga de emprego. Mas há uma chance para quem é novo no mercado, pois algumas empresas possuem capacitação para trainne ou novos talentos.
3 – Competências gerais e específicas
O profissional precisa ter habilidades que podem fazer a diferença no crescimento da organização. Alguns comportamentos devem ser observados tais como: domínio na sua área de atuação; facilidade de trabalhar em equipe; capacidade de aprender rápido; senso de liderança; facilidade de se adaptar às mudanças; desejo por aperfeiçoar suas habilidades; conhecimento sobre as tendências e tecnologias atuais.
4 – Perfil profissional
O perfil do profissional precisa ser coerente com os objetivos da empresa. Isso porque cada função desempenhada dentro da empresa possui características específicas, logo é necessário que o colaborador tenha esses atributos para evitar possíveis frustrações. Um ponto importante deve ser lembrado: quando a empresa consegue compor um time com profissionais adequados para os seus cargos, respeitando a diversidade, as vantagens são inúmeras e os retornos tendem a ser mais positivos.
5 – Rede de Relacionamentos
Contratar profissionais que saibam se relacionar com os demais é essencial para manter a harmonia da equipe e garantir o engajamento. Por isso leva-se em consideração o networking que ele possui.










