Os drones são aeronaves não tripuladas de diversos tamanhos que inicialmente possuiam usos militares, mas que hoje em dia possuem uma variedade bem grande de utilizações, desde captação de imagens para eventos, transmissões de imagens para atividades jornalísticas, entrega de objetos para lojas e claro, diversão.
No Brasil, os drones também podem ser chamados de VANTs, veículos aéreos não tripulados.
Inicialmente, os drones tinham como objetivo proteger vidas de soldados, pois era menos arriscado enviar unidades não tripuladas em missões militares do que colocar a vida de soldados em risco.
O uso militar dos drones começou a ser mais notado a partir dos anos 80, quando foram utilizados pela força aérea israelense contra a força aérea síria em 1982
Conforme a tecnologia se popularizou e os preços dos dispositivos foram barateados, os drones acabaram se tornando mais populares e número de utilizações aumentou consideravelmente.
Em alguns casos equipes de jornalismo que substituem seus helicópteros, por drones para gravação de imagens aéreas. O mesmo recurso também é utilizado por companhias que fazem transmissões de eventos esportivos e shows que utilizam drones para conseguirem imagens aéreas para compor transmissões mais dinâmicas.
A indústria do entretenimento como a estúdios de TV e cinema também começaram a utilizar muitos drones, como uma alternativa mais simples e barata para produzir imagens aéreas.