É comum que o profissional autônomo encontre dúvidas na hora de elaborar um orçamento, frente a um serviço que será realizado. A CE3 traz algumas dicas para que você elabore uma proposta justa, que cubra todos os gastos e que não esteja muito além do valor de mercado e que possa ser determinante para o fechamento do negócio.
Lembrando a você que a CE3 possui vários curso profissionalizante na área de elétrica para te preparar melhor para este amplo mercado. Acesse o nosso site
https://ce3.com.br/ e conheça este cursos.
Confira abaixo as 6 dicas que vão te ajudar na hora fazer um bom orçamento de instalação elétrica e conquistar cada vez mais clientes.
Dica 1 – Enumere os serviços e estime o tempo necessário para a conclusão de cada etapa, levando em conta se é só você, ou se vai precisar de outros profissionais no caso de uma obra ou serviço maior.
Dica 2 – Faça uma lista de materiais necessários para apresentar ao cliente. Caso seja definido que é ele quem fará a compra, não é necessário colocar o preço de cada item. Se for você você precisa levar pesquisar o valor de cada um e incluir no que você vai gastar na hora de cobrar do cliente.
Dica 3 – Para determinar um valor final, pense em quanto o eletricista ganha por hora trabalhada na sua região, e baseie o preço somando essas horas com os gastos anteriores, incluindo os deslocamentos. Admita uma margem de lucro que seja competitiva, nem muito alta nem muito baixa.
Para ter uma base, mantenha-se informado de quanto cobra a sua concorrência pelo mesmo tipo de serviço, ou seja pesquise com outros da mesma área quanto cobram.
Dica 4 – Caso o cliente ache seu valor final muito caro comparado com a concorrência, mostre seu diferencial em relação aos outros. Apresente um projeto elétrico baseado na planta da casa, argumente que a instalação segue as normas de segurança da NBR 5410 e faça um orçamento detalhando os custos para convencê-lo. Mostrar profissionalismo é a melhor forma de ganhar a confiança dos clientes.
Dica 5 – Mantenha preços fixos tabelados para o mesmo tipo de serviço. Se para cada cliente for sempre cobrado preços diferentes pelo metro quadrado do mesmo tipo de instalação, você corre o risco de perder parte da clientela caso não justifique essa diferenciação. O cliente pode pensar que está sendo enganado.
Dica 6 – Divulgue se trabalho, seja pela internet ou através de parceiros como lojas ou outros profissionais. Distribua sempre o cartão de visita e peça para seus clientes divulgarem seu trabalho caso tenham gostado do resultado final.
E aí gostou do conteúdo? Dê sua sugestão sobre o que você quer ver aqui no nosso blog.
Conheça mais a CE3.
Fale conosco: (21) 3540-3483 | (21) 3540-2523
E-mail: matriculasonline@ce3.com.br