A pandemia influenciou muito as alterações no processo de ensino e aprendizagem. Com a necessidade de garantir o cumprimento das medidas sanitárias de combate à covid, instituições de todo o planeta adotaram o EAD acelerando o processo de virtualização que vinha acontecendo aos poucos.
Era preciso ensinar, dar a aula e foi assim que em meio a um fato que alarmou o mundo inteiro, o corona vírus, que a Educação precisou adotar novas metodologias de ensino. Nesse momento a tecnologia entrou como uma forte aliada.
Confira as tendências no mundo educacional atual:
1 – Ensino Híbrido
O ensino híbrido é a combinação do ensino presencial ao remoto. Ou seja, o aluno faz determinadas aulas, atividades ou disciplinas no ambiente físico, enquanto outros processos ocorrem no espaço virtual. Essa metodologia permitiu que as instituições retornem ao local físico sem prejudicar a saúde e segurança de todos os agentes envolvidos no fluxo educacional.
2 – Metodologia Ativa
A metodologia ativa pode ser definida como as estratégias de ensino pautadas no aluno. Isso significa que toda a construção da aprendizagem, desde os conteúdos repassados durante as aulas, formato dos materiais, processos de avaliação e todas as outras iniciativas levam em consideração o perfil e preferências do aluno.
3 – Educação STEM
STEM , a sigla é baseada em quatro disciplinas específicas: S (Science ou Ciências Naturais), T (Technology ou Tecnologia), E (Engineering ou Engenharia) e M (Mathematics ou Matemática).
Essa iniciativa permite que o estudante entenda a sua disciplina de maneira globalizada, compreendendo cada viés e como a sua área impacta outros setores da sociedade.
4 – Aprendizagem Experimental
Esse método é bastante comum nas salas de aula tradicionais, porém, voltado a apenas uma disciplina em questão. Por isso, tem sido explorado de maneira mais estratégica nas novas metodologias de ensino.A aprendizagem experimental é uma forma de reunir alunos e professores de diferentes matérias para a construção do entendimento.
5 – Teoria das Inteligências Múltiplas
Criada em 1983 por Howard Gardner, psicólogo estadunidense, essa teoria estima que um indivíduo possui cerca de 8 inteligências, em graus diferenciados, são elas:
Linguística;
Lógico-matemática;
Naturalística;
Musical;
Interpessoal;
Espacial;
Corporal-cinestésica;
Essa teoria chegou para quebrar a maneira padronizada com que as instituições de ensino avaliavam seus estudantes, isso porque trouxe à tona a necessidade de observar cada aluno com base nas suas próprias aptidões e tendências.