Tabagismo e saúde do trabalhador

Hoje 31 de maio é o Dia Mundial Sem Tabaco .Esse dia foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. A CE3 apoia essa data!

De acordo com a OMS, O tabaco mata aproximadamente seis milhões de pessoas por ano. Destas, mais de 600 mil são fumantes passivos, e a estimativa é que até 2030, a epidemia mate cerca de oito milhões de pessoas por ano. Outro dado alarmante da OMS é que cerca de 80% dessas mortes evitáveis estarão entre as pessoas que vivem em países de baixa e média renda.

O consumo de cigarro no ambiente de trabalho traz preocupação e também o cuidado e a prevenção da saúde do trabalhador por parte da empresa.

Não são raros os casos em que o empregado, fumante, critica as normas impostas pela empresa alegando até o direito à liberdade garantida pela Constituição Federal, mas ao longo do tempo, acaba comprovando o benefício que estas normas podem gerar onde, em 100% dos casos, a redução ou o próprio abandono do vício traz repercussões consideráveis em sua saúde.

A legislação, através da Lei 9.294/96, regulamentada pelo Decreto 2.018/96, proíbe o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo, privado ou público.

Incluem-se nas disposições desta lei os locais mencionados abaixo:

as repartições públicas, os hospitais e postos de saúde;

as salas de aula e as bibliotecas;

os recintos de trabalho coletivo e as salas de teatro e cinema;

nas aeronaves e demais veículos de transporte coletivo.

Nota: Considera-se recinto coletivo o local fechado, de acesso público, destinado a permanente utilização simultânea por várias pessoas.

A Norma Regulamentadora NR-5, de que trata da obrigatoriedade da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA que tem como objetivo a prevenção de doenças e acidentes decorrentes do trabalho, tem como incumbência inclusive, a promoção de programas relacionados à segurança e saúde do trabalhador como campanhas educativas demonstrando os efeitos nocivos do tabagismo.

A REALIDADE PARA CANDIDATOS ÀS VAGAS DE EMPREGO

É notória a realidade que muitos candidatos fumantes estão encontrando no momento de encarar a busca por uma vaga de emprego. Há empresas que, seja pela atividade que exerce ou pela função específica da vaga, não estão mais contratando fumantes.

Como tudo hoje é levado em consideração em se tratando de produtividade e de custo, há pesquisas que demonstram estatisticamente que os fumantes tendem a gerar um custo maior para as empresas, seja pela contagem do tempo de parada para fumar, pelas conversas entre um e outro fumante, pela utilização com consultas e exames do plano de saúde ou pelas internações ou cirurgias advindas do tabagismo.

Além disso, a busca por maior produtividade, menor perda de tempo de trabalho, diminuição do absenteísmo e de custo, fazem com que as empresas adotem a norma de, em caso de igualdade de competências entre dois candidatos, contratar quem não tem o vício.

Para que os fumantes possam entender que esta restrição de acesso ao mercado de trabalho seja um ato discriminatório, tais circunstâncias podem ser bastante incentivadoras quanto à compreensão dos malefícios do vício, gerando, por consequência, seu abandono.

Acesse site da CE3 

CE3 Soluções Educacionais para saber mais sobre os cursos nas áreas de Automação Industrial, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Logística, Meio Ambiente, Refrigeração e Segurança do Trabalho.

E ai gostou do conteúdo? Dê sua sugestão sobre o que você quer ver aqui no nosso blog.

Conheça mais a CE3.
Fale conosco: (21) 3540-3483 | (21) 3540-2523

E-mail: matriculasonline@ce3.com.br

Compartilhe em sua rede social

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on pinterest

Conheça as redes sociais da CE3

Olá! Somos a CE3 Soluções Educacionais

Transformando vidas através do conhecimento. Há mais de 10 anos, o atual Diretor Carlos Espíndola e sua Esposa Sara Carvalho fundaram a CE3 Soluções Educacionais.

TRANSFORMANDO VIDAS ATRAVÉS DO CONHECIMENTO

- Carlos Espindola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *