O “Abril Verde” é uma campanha que conscientiza empregados e empregadores sobre a segurança no ambiente de trabalho. Foi no
dia 28 de abril, que a OIT (Organização Internacional do Trabalho) instituiu, em 2003, o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.
Seu símbolo é um laço da mesma cor. A Campanha faz alerta sobre segurança, saúde e prevenção de acidentes do trabalhador.
Segundo dados do SmartLab (Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho), ferramenta criada pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) e pela OIT, de 2012 a 2020, 21.467 trabalhadores sofreram acidentes fatais no Brasil, com uma taxa de mortalidade de seis óbitos a cada 100 mil vínculos de emprego no mercado de trabalho formal.
No dia 28 de abril, pessoas de todo o mundo celebram o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”. A data foi instituída por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969.
Evitar acidentes deve ser um objetivo público comum. Por isso da importância do Abril Verde para alertar e conscientizar a sociedade sobre saúde e segurança no trabalho.
E quando se fala em segurança do trabalhador não podemos esquecer da importância dos EPIs de trabalho
Proteção da cabeça: capacetes; Proteção de mãos e braços: luvas e mangotes; Proteção de pernas e pés: sapatos, botas e botinas; Proteção contra quedas: cintos de segurança e cinturões.
A CE3 prepara seus alunos para que tenham total entendimento destes equipamentos e também apoia as empresas que investem nestes equipamentos.
E ai gostou do conteúdo? Dê sua sugestão sobre o que você quer ver aqui no nosso blog.