A participação das mulheres na construção civil é cada vez mais presente, em pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de mulheres que compõe o setor cresceu 120% de 2007 a 2018, passando de 109 mil trabalhadoras registradas para 239.242.
Um dos principais fatores para esse avanço é a abertura de vagas nos canteiros de obras e a procura por pessoas qualificadas.
A mão de obra feminina na construção civil se diferencia pela busca por capacitação na área.
No Brasil existem programas que estimulam a participação das mulheres em setores antes dominados pelos homens, e a justificativa de quem contrata é que elas são mais qualificadas, precisas e possuem mais foco em operações como acabamentos, arremate e pintura. Além disso, elas utilizam corretamente EPI’s e ferramentas.
Desafios
Mas em um setor onde há predominância masculina ainda há muitas barreiras a quebrar.
Entre os desafios que as mulheres possuem na construção civil ainda está o salário que continua sendo desigual,as mulheres continuam ganhando menos que os homens, até mesmo as mais qualificadas. Os cargos de gestão também têm pouca participação pela falta de representatividade e ainda pelo preconceito no meio.
Poucas mulheres não chegam até o final do curso
Cerca de 15% das mulheres estudantes não concluem os cursos, enquanto entre os homens o número chega a 25%, segundo o Ministério da Educação (MEC).
No ambiente de trabalho, algumas empresas ainda não possuem vestiários exclusivos para mulheres. Esta é uma prática que deve mudar, pois cada vez mais as corporações estão se adequando as normas e regras que a construção civil exige.
As mulheres vêm atuando em funções de pedreiras, azulejistas, pintoras, eletricistas e ceramistas.
Existe ainda um longo caminho a percorrer principalmente em relação a igualdade de salários e oportunidades, porém esses números apontam para uma evolução e percepção por parte das empresas do setor de que o que realmente importa é a qualificação e não o gênero.
Portanto, não fique de fora deste setor.
Acesse site da CE3 ( www.ce3.com.br) para saber mais sobre os cursos nas áreas de Automação Industrial, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Logística, Meio Ambiente, Refrigeração e Segurança do Trabalho.
E ai gostou do conteúdo? Dê sua sugestão sobre o que você quer ver aqui no nosso blog.
Conheça mais a CE3.
Fale conosco: (21) 3540-3483 | (21) 3540-2523
E-mail: [matriculasonline@ce3.com.br