A manutenção preventiva do aquecedor de gás deve ser feita por profissionais bem treinados e credenciados para realizarem montagens, manutenções e ensaios de instalações respeitando os projetos e normas.
Para uso residencial, a manutenção preventiva anual é recomendada. O período que antecede o inverno pode ser uma ótima hora para executar o serviço. Isso porque, durante a estação, as pessoas normalmente fecham portas e janelas de casa para combater o frio. Essa ação acaba ampliando a situação de perigo caso haja alguma irregularidade com o seu aquecedor a gás.
Aquecedor a gás: riscos de não fazer a manutenção
A não realização da manutenção para aquecedor a gás pode aumentar os riscos de falhas no equipamento, sendo que as mais comuns são:
Danifica a operação do aquecedor: surgem códigos de erros no display digital; desligamento repentino do aquecedor; oscilação de temperaturas; acúmulos de sujeira que causam erros no funcionamento.
Perigos relacionados ao monóxido de carbono: trata-se de um gás tóxico que pode envenenar tanto pessoas quanto animais. Muitas vezes, o vazamento pode ser imperceptível e gradual. Os primeiros sintomas são náusea e fraqueza, sinais tradicionais de um mal estar corriqueiro. Por isso, a manutenção preventiva é tão importante: ela evita que sua família corra esse risco.
Temperatura exageradamente altas e condições perigosas: pode ocorrer o aumento inadequado da temperatura da água, o que gera riscos a integridade física da pessoa.