Grande parte da produção de petróleo do Brasil é feita através de estruturas em alto mar (offshore). Os profissionais técnicos trabalham em plataformas e navios neste formato. O petróleo e o gás natural são produzidos nestas regiões petrolíferas offshore e levados por navio ou tubulações até os terminais e refinarias em terra.
Assim que são produzidos, o petróleo o gás natural devem ser levados até os terminais e as refinarias. Este transporte é realizado por navios ou até mesmo por uma rede de “estradas invisíveis”. Essa rede é formada por quilômetros de dutos usados para fazer a interligação das regiões de produção aos locais de armazenamento e refino de petróleo.
O curso de Petróleo e Gás prepara o profissional para atuar em toda a cadeia do setor petrolífero, desde a perfuração de poços até o refino, produção, logística, operacionalização, distribuição e comercialização de petróleo, gás e derivados. Essa formação de nível superior é oferecida em grau tecnológico (curso de tecnólogo), com duração média de três anos.
O mercado para quem faz o curso de tecnólogo em Petróleo e Gás está aquecido, os salários são atrativos e, de acordo com pesquisas, faltam profissionais qualificados no mercado.